Atendimento imediato: 31 3375-3966

Dedetização de aranhas em Belo Horizonte

As aranhas vivem nos mais diferentes ambientes, sendo muito importantes para o equilíbrio do ecossistema e o controle natural de pragas. Elas se alimentam de insetos como formigas, baratas, moscas e até outras aranhas menores. São excelentes caçadoras e exímias predadoras, sendo capazes de construir armadilhas sofisticadas para apanhar sua presa, usando teia, terra e folhas. A maioria delas tem veneno inofensivo para o homem, mas outras podem causar acidentes graves, especialmente para crianças e idosos. Assim, a dedetização de aranhas se faz necessária quando há uma infestação ou se nota a ocorrência recorrente dos tipos mais perigosos.

As aranhas mais comuns no meio urbano

Em todo o mundo há cerca de 40 mil espécies de aranhas. No Brasil são encontradas aproximadamente 12 mil, com destaque para três tipos que estão mais relacionadas a acidentes e que são mais comuns em residências e jardins: a aranha armadeira, a viúva-negra e a aranha-marrom.

Aranha armadeira

São as que lideram o registro de acidentes, sendo muito comuns na região sudeste do Brasil. Elas medem de 3 a 4 centímetros, mas podem alcançar 15 cm de envergadura das pernas. Sua picada é bastante dolorosa — inclusive, quando se sente ameaçada, pode picar uma mesma pessoa várias vezes seguidas. Seu veneno tem efeito neurotóxico, apresentando como principais sintomas náusea, vômitos e queda da pressão sanguínea. Em crianças as reações podem ser mais severas, incluindo salivação intensa, músculos enrijecidos, diarreia, edema de pulmão e choque anafilático.

Viúva-negra

Comum em Minas Gerais, essa espécie é menos agressiva que a aranha armadeira, porém, seu veneno é muito potente, provocando dores intensas e atingindo o sistema nervoso central, os músculos e a medula óssea, com risco de morte. Os sintomas incluem contrações musculares, hipertensão, taquicardia, sudorese e, nos casos mais graves, choque anafilático.

Aranha-marrom

Apesar de muito pequena, medindo de 7 a 12 milímetros, a aranha-marrom tem um veneno extremamente perigoso. Sua picada provoca uma ferida de difícil cicatrização, podendo levar à necrose do local atingido. São mais ativas no verão e têm hábito noturno. Por isso os acidentes acontecem frequentemente durante o sono.

Como evitar acidentes com aranhas?

Em geral, as aranhas gostam de locais escuros e úmidos. Dentro de casa elas se alojam entre as frestas de portas e janelas, atrás de quadros e móveis, nos sótãos e nos porões. Limpar periodicamente esses locais com um aspirador potente reduz a incidência delas dentro de casa. Também é importante retirar as teias das paredes e das colunas para desalojá-las.

Nos jardins e na área externa é preciso evitar o acúmulo de folhas e entulhos que possam servir de abrigo. É necessário, ainda, fazer o controle de insetos que servem de alimento, como mosquitos, baratas e formigas. Sem alimento, elas certamente vão procurar outro local para montar suas teias.

Verifique cuidadosamente roupas e sapatos antes de usá-los, especialmente se ficaram guardados por muito tempo. As roupas de cama também devem ser sacudidas antes de serem usadas. E, claro, faça a dedetização de aranhas e outros insetos de forma profissional, para ter toda a segurança e resultados garantidos.

Entre em contato conosco e agende uma visita para se livrar de aranhas, ratos, baratas, mosquitos e outras pragas urbanas. A Urbana Dedetizadora e Desentupidora tem os melhores profissionais para atendê-lo em casa, no condomínio ou na empresa.

 

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966