Atendimento imediato: 31 3375-3966

Desentupimento pluvial em Belo Horizonte

A rede pluvial é responsável por coletar toda a água da chuva e direcioná-la até a rede de esgoto. Como não passa por nenhum tipo de tratamento até ser devolvida à natureza, ela não deve se misturar ao esgoto doméstico. Por isso, é importante cuidar da sua manutenção e chamar uma empresa especializada logo que notar sinais de obstrução.

Manter a rede pluvial em boas condições de funcionamento é muito importante para evitar transtornos nos dias de chuva, como alagamentos e entupimentos. Para isso você pode contar com a Urbana Desentupidora e Dedetizadora. Somos especialistas em desentupimento pluvial em Belo Horizonte e região metropolitana.

Como é o funcionamento da rede pluvial?

Todo o sistema pluvial é composto por quatro etapas: a coleta, o condutor, o escoamento e, finalmente, a rede coletora. Na fase de coleta, a água, os resíduos e os rejeitos entram na rede pela abertura da caixa de esgoto. Quando esta está obstruída, a passagem até a segunda etapa — o condutor — é impedida, provocando alagamentos no ambiente, já que não há saída para a água.

Na segunda etapa, o condutor, ou seja, o encanamento interno, leva o líquido coletado até o escoamento. Quando há uma obstrução nessa parte do sistema, não há o escoamento da água para a outra extremidade do encanamento, provocando uma baixa vazão — esse costuma ser o primeiro sinal de entupimento e precisa ser observado com atenção.

A terceira e a quarta etapa funcionam em conjunto, sendo o escoamento responsável por liberar toda a água com rejeitos coletados até a rede de coleta.

Quando fazer a limpeza da rede pluvial?

Para que todas as etapas estejam funcionando perfeitamente é necessário manter a limpeza da rede pluvial em dia. A obstrução pode prejudicar a vazão de água e rejeitos em uma ou mais etapas do escoamento.

O ideal é realizar a limpeza a cada seis meses, podendo ser adiantada quando houver necessidade. Fique atento aos sinais de entupimento para evitar problemas mais sérios de escoamento. Uma rede pluvial entupida pode causar infiltrações e até comprometer a estrutura de paredes.

Como evitar o entupimento da rede pluvial?

Com alguns cuidados básicos você pode conservar melhor o seu encanamento e prevenir alagamentos na sua propriedade. Confira!

Limpeza das calhas
É importante manter todas as calhas limpas e desobstruídas, principalmente em áreas com muitas árvores e vegetação, em que o acúmulo de folhas favorece o entupimento dos ralos e, consequentemente, compromete o correto funcionamento da rede pluvial. As raízes das árvores também podem crescer nessas regiões e invadir as
instalações da rede, danificando os canos e favorecendo infiltrações que abatem o solo e afundam e/ou quebram o piso.

Limpeza de areia e terra
Cuidado ao varrer areia e terra nas áreas próximas às bocas de lobo e canaletas de escoamento pluvial. Apesar de muito finos, esses rejeitos podem sedimentar no fundo dessas estruturas, entupindo o encanamento. Como nem sempre é possível controlar a entrada desses rejeitos na rede, durante o período chuvoso o recomendando é colocar
uma pequena rede de proteção na entrada dos encanamentos.

Manutenção periódica da rede pluvial
É bom ressaltar que, mesmo com todos os cuidados, a rede pluvial pode entupir. A melhor forma de evitar transtornos é realizar a manutenção e a limpeza periodicamente.

Cuide bem da sua rede pluvial e de todo o seu encanamento!

Sempre que precisar, entre em contato com a Urbana Desentupidora e Dedetizadora e agende o serviço de
desentupimento pluvial em Belo Horizonte e região metropolitana. Entre em contato e peça um orçamento!

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966