Muita gente só percebe a importância do ralo quando aparecem os transtornos causados por um entupimento. O item, no entanto, é uma parte muito importante em todas as construções, sejam de pequeno, médio ou grande porte. É por ele que a água escoa, ajudando a prevenir alagamentos e infiltrações, além de deixar o ambiente muito mais limpo.
Quando o escoamento não acontece como o esperado ou é muito lento, é sinal de obstrução na canalização. Esse problema pode ocorrer em toda a extensão do encanamento, mas, normalmente, tem início no próprio ralo.
Isso acontece porque todo rejeito e resíduo que desce pelo cano passa primeiro pelo ralo, ficando uma parte deles alojadas nas fissuras ou redes de proteção. Por isso, é muito importante ficar atento às condições de funcionamento dos ralos. Garantindo a limpeza constante dessas peças você previne entupimentos e ainda preserva a durabilidade de todo o encanamento.
Se um ralo entupido gerar problemas mais graves na tubulação, ligue para a Urbana Desentupidora e Dedetizadora. Estamos prontos para atendê-lo!
O entupimento do ralo pode ocorrer a qualquer momento e causar muitos transtornos. Em boa parte dos casos você pode fazer a limpeza por conta própria, especialmente nos imóveis residenciais. Nos condomínios e empresas com sistemas maiores, o mais recomendado é colocar a verificação do estado dos ralos na demanda dos serviços de manutenção da empresa especializada na limpeza e desentupimento da caixa de gordura e demais tubulações.
Veja abaixo alguns métodos que podem ser feitos para solucionar pequenas obstruções.
1. Água fervente
Ferva meio litro de água e jogue diretamente no ralo. A temperatura elevada da água irá dissolver os resíduos gordurosos que se solidificaram na parede do encanamento. Mas atenção, se o cano for destinado apenas à passagem de água fria é bom ficar atento à temperatura da água para não danificar o encanamento.
2. Água e detergente
Faça uma mistura de meio litro de água com uma xícara de chá de detergente. Jogue a mistura no ralo e aguarde alguns minutos. Em seguida despeje mais água até perceber que o escoamento está fluindo melhor.
3. Água e cloro em gel
Essa mistura deve ser de um litro de água para meio copo de cloro. É preciso um cuidado especial ao manuseá-la, devido ao risco de intoxicação. Faça a mistura e jogue imediatamente no ralo. Deixe agir por alguns minutos e finalize com água. Ao realizar esse processo, deixe as portas e janelas abertas para reduzir os riscos de intoxicação por aspiração do cloro.
4. Vinagre e bicabornato de sódio
Essa mistura é uma velha conhecida de quem trabalha com limpeza e funciona muito bem em pequenos casos de entupimento. Use, para um ralo pequeno, um copo de vinagre com uma colher cheia de bicabornato de sódio. Despeje no ralo e deixe que a efervescência da solução empurre a sujeira até a saída do cano.
Quando os métodos caseiros não são eficazes, você precisará de ajuda. Nesse caso, seja de forma emergencial ou com atendimento programado, fale com a gente! A Urbana Desentupidora e Dedetizadora tem a equipe e os equipamentos certos para ajudá-lo na limpeza de ralo e demais cuidados com a tubulação em Nova Lima e região. Peça um orçamento!