Basta ter um volume um pouco maior de chuvas para garagens, áreas comuns, ruas e avenidas se alagarem. O problema é recorrente em muitas cidades e o motivo é o mau funcionamento do sistema de escoamento das águas pluviais. Apesar da limpeza e manutenção das bocas de lobo, galerias pluviais e demais tubulações públicas serem de responsabilidade da prefeitura, é preciso que cada cidadão cuide da sua rede pluvial interna, pois, do portão para dentro, o responsável por esse sistema é o proprietário.
Como em outros encanamentos — rede de esgoto, caixa de gordura, prumada, etc. — o sistema pluvial também precisa de limpeza periódica, para evitar transtornos com alagamentos e riscos de desabamento, devido ao encharcamento do solo. Um método muito eficiente para cuidar também dessa tubulação é o hidrojateamento pluvial.
Na Urbana Desentupimento e Dedetização atendemos tanto clientes residenciais quanto indústrias, comércio e governo na desobstrução e limpeza de grandes galerias ou pequenos sistemas pluviais, sempre com a garantia de um serviço ágil, seguro e eficiente.
É importante entender essa diferença para não cometer erros quanto à separação de rejeitos e o uso da água. O sistema de esgoto capta todo o líquido e rejeitos produzidos nas pias, vasos sanitários, chuveiros, área de tanque e banheiro, exigindo caixas de separação e tratamento — como a caixa e a coluna de gordura, que faz a retenção de rejeitos gordurosos mais prejudiciais aos canos e ao meio ambiente.
A rede pluvial é destinada única e exclusivamente para o escoamento da água da chuva. As calhas, gretas, canaletas, as bocas de lobo e as galerias pluviais fazem parte desse sistema que de forma alguma pode receber resíduos de esgoto. A água captada no sistema pluvial é jogada diretamente nos rios e lagos, não passando por tratamento. Por isso, ligações clandestinas que jogam o esgoto diretamente na rede pluvial são muito perigosas para a saúde de toda a população, além de contaminar o meio ambiente, matando peixes e outros animais.
Muitos estados têm legislação rigorosa que proíbe a prática de unir a rede de esgoto à rede pluvial, exatamente por esses riscos ambientais e de saúde pública.
Entre os principais problemas que comprometem o funcionamento das redes pluviais, podemos citar:
O hidrojateamento é um método muito eficaz também para limpar os componentes da rede pluvial — o jato de água pressurizada pode ser usado em neblina ou lâmina, sendo possível ajustar a intensidade de acordo com o material a ser retirado e o tipo de tubulação. Essa técnica traz excelentes resultados até mesmo na remoção de galhos e raízes de árvores — uma das obstruções mais difíceis de serem feitas.
A manutenção por meio do hidrojateamento deve entrar no cronograma de limpeza periódica das demais tubulações e sistemas hidráulicos e de esgoto. Sempre que houver sinais de entupimento ou obstrução é recomendado adiantar a limpeza para evitar problemas maiores, como o alagamento de áreas nobres do condomínio, durante uma chuva mais forte.
Entre em contato com a Urbana Desentupimento e Dedetização e faça um orçamento completo. Garantimos o melhor serviço de hidrojateamento pluvial em Betim e região, com o melhor custo/benefício, agilidade e profissionalismo que você vai encontrar.