Atendimento imediato: 31 3375-3966

Transporte de resíduos e efluentes em Contagem

A retirada e o transporte de resíduos e efluentes industriais só devem ser feitos por uma empresa especializada, certificada e licenciada para lidar com esse tipo de material. Isso porque, muito do lixo que sobra do processo produtivo contém substâncias altamente nocivas para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, precisando ser tratados antes de retornarem para a natureza.

O cuidado especial com esses rejeitos é uma exigência legal, com normas e leis federais, estaduais e municipais, de órgãos de vigilância sanitária e ambiental. A destinação incorreta pode gerar multas e sanções, inclusive a responsabilização da empresa por crime ambiental, mesmo se o erro for cometido pela empresa terceirizada. Por isso, é muito importante ficar atento às exigências legais e técnicas na hora de contratar uma empresa para fazer a retirada, transporte e tratamento de resíduos e efluentes.

A Urbana Desentupimento e Dedetização é certificada e licenciada para fazer a retirada e o transporte de resíduos e efluentes industriais em Contagem e região, tanto aqueles gerados durante o processo produtivo quanto os do esgotamento sanitário, atendendo a todas as exigências técnicas e legais para a execução do procedimento.

Exigências legais para o transporte de resíduos e efluentes

Cada estado possui uma legislação sobre o transporte e destinação de resíduos e efluentes em seus territórios e alguns municípios também possuem leis complementares. Todas elas estão de acordo com as principais normas e resoluções federais que regulamentam esse serviço.

Conheça algumas delas:

  • a resolução n º357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) define as regras sobre o lançamento de efluentes nos cursos de água, ou seja, lagos, rios, lagos e no mar;
  • a resolução nº 430, de 13 de maio de 2011 do Conama é um complemento da resolução nº 357, classificando e esclarecendo o que são os corpos de água onde os rejeitos serão despejados;
  • a resolução nº 420 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é específica para a regulamentação do transporte de cargas perigosas nas estradas;
  • a norma nº 13.221 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) informa como as empresas de coleta e tratamento devem encaminhar os resíduos e efluentes, de acordo com suas características físicas e grau de periculosidade para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Essas normas e resoluções regem o serviço de transporte de resíduos e efluentes de forma geral, no entanto, para algumas substâncias será preciso, ainda, ter licenças especiais concedidas por órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Exigências técnicas para o transporte de resíduos e efluentes

Além de ter os requisitos legais de certificações e licenças, é indispensável que o transporte de resíduos e efluentes seja feito com os equipamentos adequados, para evitar quaisquer riscos de vazamentos que possam colocar em risco a população e o meio ambiente. A norma 13.321 da ABNT estabelece as condições necessárias para um transporte seguro de resíduos e efluentes industriais:

  • ter bom estado de conservação — os caminhões que fazem o transporte de rejeitos industriais não podem apresentar avarias que possam levar ao derramamento ou vazamento dos efluentes durante o seu transporte;
  • ser protegido contra intempéries — o veículo transportador deve ser resistente a um possível mau tempo durante o transporte, sem riscos de vazamento do conteúdo que transporta se ficar preso, por exemplo, em uma chuva de granizo;
  • possuir documento de controle ambiental — nesse documento constam informações sobre o tipo de acondicionamento ao qual os resíduos transportados devem ser submetidos, em acordo com a legislação ambiental federal, estadual e municipal.

Na Urbana Desentupimento e Dedetização trabalhamos com um caminhão acoplado de grande capacidade com um sistema de hidrojateamento integrado, atendendo a todas essas especificações, podendo, ainda, fazer na mesma visita a limpeza, por meio do hidrojato, do reservatório de armazenamento desses rejeitos.

Usamos uma bomba de sucção de grande potência, o que nos permite extrair os resíduos pastosos e líquidos do tanque de armazenamento diretamente para o tanque do caminhão, sem nenhum contato com o meio externo, tornando o procedimento mais ágil, eficiente e seguro.

Tenha o melhor serviço de transporte de resíduos e efluentes industriais de Contagem! Fale com a Urbana Desentupimento e Dedetização! Garantimos um serviço ágil, de qualidade, com total segurança e o melhor custo/benefício que você vai encontrar. Entre em contato e peça um orçamento!

 

Nossos serviços em Resíduos e Efluentes :

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966