Atendimento imediato: 31 3375-3966

Limpafossa — caixa de esgoto em Belo Horizonte

No serviço de limpafossa da Urbana Desentupidora e Dedetizadora você também encontra a limpeza da caixa de esgoto, um procedimento essencial para garantir o bom funcionamento de toda a rede sanitária de sua casa, condomínio ou empresa.

A caixa de esgoto está presente em imóveis que tem saneamento básico público e também naqueles que usam fossa séptica, sendo uma parte indispensável na encanação de qualquer empreendimento. Como nas demais tubulações, é preciso estar atento aos períodos de manutenção periódica para evitar problemas com entupimentos, alagamentos, retorno de mau cheiro e todos aqueles transtornos que um esgotamento em mau funcionamento pode trazer.

O que é a caixa de esgoto?

É comum que as pessoas não saibam identificar a caixa de esgoto. Na verdade, ela é composta por dois sistemas: a caixa de gordura e a caixa de inspeção. Cada uma dessas caixas se destina a coletar um tipo de resíduo produzido nas pias, nos banheiros, na área de serviço etc.

Caixa de gordura
A caixa de gordura está ligada ao encanamento da cozinha e faz a coleta e a retenção de todo o material gorduroso, agindo como um filtro e impedindo que essas impurezas formem crostas nas tubulações mais profundas e de acesso mais difícil. Nos condomínios residenciais, a caixa de gordura recebe a água e os rejeitos de todas as unidades, por isso, precisa ter uma capacidade maior que a de uma casa unitária.

Em restaurantes, lanchonetes, bares e demais estabelecimentos que têm cozinhas maiores é preciso ter uma atenção especial com essa parte do sistema de esgoto. Uma caixa de gordura malcuidada nesse tipo de comércio traz problemas de produção e com a vigilância sanitária, pois pode atrair baratas, ratos e outras pragas, comprometendo a qualidade dos alimentos preparados e comercializados, além de pôr em risco a saúde de clientes e funcionários.

Caixa de inspeção
A caixa de inspeção é um sistema intermediário. Ela é instalada para mudar a direção dos cursos do esgoto. Também é usada para corrigir declives do terreno e para otimizar o sistema de esgotamento. Como o nome sugere, sua principal função é indicar se há problemas nas tubulações mais profundas. Dessa forma, é imprescindível
fazer sua limpeza periódica e corrigir imediatamente sinais de obstruções e entupimentos.

Quando fazer a limpeza da caixa de esgoto?

Via de regra, as caixas de inspeção devem ser limpas a cada 6 meses. No entanto, em sistemas maiores ou mais demandados, como em indústrias, fábricas e comércio alimentício, essa higienização deve ser adiantada para cada três meses.

As caixas de gordura seguem a mesma indicação: três meses para casas e condomínios residenciais e 1 mês para restaurantes, bares e demais estabelecimentos que comercializam alimentos e empreendimentos com sistemas maiores.

É importante ressaltar, no entanto, que ao menor sinal de obstrução, como redução da vazão de água, mau cheiro, retorno de rejeitos pelo encanamento etc., deve-se providenciar a manutenção, para evitar problemas maiores, como rompimento e obstrução total do encanamento.

A Urbana Desentupidora e Dedetizadora tem as melhores técnicas e os profissionais mais qualificados para fazer a limpeza de sua caixa de esgoto, seja qual for o tamanho do seu sistema. Temos o serviço de limpafossa e caixa de esgoto em Belo Horizonte e região metropolitana. Atendemos com agendamento e também casos emergenciais.

Entre em contato conosco e peça um orçamento!

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966