Atendimento imediato: 31 3375-3966

Transporte de resíduos e efluentes em Betim

Tratar resíduos e efluentes industriais é uma exigência legal que deve ser seguida com atenção e cuidado. Afinal, não basta contratar qualquer empresa para retirar os restos da produção. É preciso estar atento também às exigências que a legislação faz para esse tipo de serviço, para evitar problemas legais com fornecedores que não têm os requisitos mínimos exigidos e as licenças obrigatórias.

Na Urbana Desentupidora e Dedetizadora temos uma equipe treinada tecnicamente para fazer todo o procedimento de retirada e transporte dos resíduos e efluentes industriais, com total segurança e em acordo com todas as exigências legais, sejam dos órgãos federais, estaduais ou municipais.

Legislação para o transporte de resíduos e efluentes

O transporte de resíduos e efluentes industriais é muito sério e não pode ser feito de qualquer forma. A empresa que presta esse serviço deve ser licenciada e autorizada a fazer o procedimento, conhecendo todas as normas e resoluções para garantir não apenas um trabalho de qualidade, mas de total segurança para as pessoas envolvidas, clientes e meio ambiente.

A Urbana Desentupidora e Dedetizadora possui todas as certificações e autorizações necessárias para fazer a retirada e o transporte de resíduos e efluentes industriais, tanto os resultantes do processo produtivo quanto aqueles dos sistemas hidráulicos e de saneamento.

Fazemos a retirada e o transporte desses resíduos, encaminhando cada tipo de rejeito para a estação de tratamento mais adequada, sempre atentos às normas específicas de cada município e seguindo à risca as resoluções federais dos conselhos de meio ambiente, transporte terrestre e demais órgãos fiscalizadores.

Resoluções federais

Saiba quais são as principais normas para o transporte e tratamento de resíduos e efluentes em Betim.

  • resoluçãon º357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) — estabelece as condições para o lançamento de efluentes em diferentes cursos de água;
  • resolução nº 430, de 13 de maio de 2011 do Conama — complementa a resolução anterior, fazendo a classificação dos corpos de água;
  • resolução nº 420 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) — esclarece as condições para o transporte de cargas perigosas (aqui incluídos os rejeitos industriais), listando deveres dos transportadores e as sanções em casos de descumprimento;
  • norma nº 13.221 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — regula e define como deve ser feito o encaminhando dos efluentes coletados nas empresas, no transporte terrestre. Nessa norma estão incluídas as formas de coleta e tratamento de resíduos recicláveis, reaproveitáveis e/ou que possam ser reprocessados, alertando para os cuidados no encaminhamento de cada rejeito de acordo com seus riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

Para alguns tipos de resíduos e efluentes é preciso que a empresa transportadora tenha licenças especiais expedidas por diferentes órgãos ambientais e de fiscalização, tais como: Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI), fornecido pela fiscalização estadual; do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), entre outros.

Contratando nossos serviços você pode ficar tranquilo não apenas em relação à coleta e transporte, mas também quanto à destinação adequada de cada tipo de rejeito, seja sanitário ou industrial. Emitimos o certificado de tratamento reconhecido por todos os órgãos fiscalizadores, lhe garantindo também segurança jurídica quanto ao cumprimento das exigências ambientais.

Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e agende o seu atendimento. Fazemos o transporte de resíduos e efluentes em Betim, com o melhor custo/benefício da região. Peça um orçamento!

 

Nossos serviços em Resíduos e Efluentes :

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966