Atendimento imediato: 31 3375-3966

Limpeza de caixa d’água em Contagem

A água que sai na torneira e no chuveiro pode parecer muito limpa e cristalina, porém, se a caixa d’água não passa por uma limpeza periódica, os riscos de que essa água esteja contaminada com bactérias e microrganismos nocivos à saúde são muito grandes — especialmente se houver trincas ou avarias na tampa ou em sua estrutura.

Para evitar problemas de saúde com a água armazenada nesses reservatórios, a Urbana Desentupimento e Dedetização oferece a melhor equipe e os equipamentos necessários para fazer a limpeza de caixa d’água em Contagem e região com agilidade e segurança, seguindo todas as normas dos órgãos de vigilância sanitária e fiscalização, prevenindo contaminações durante o processo de limpeza e garantindo a qualidade da água.

Limpar a caixa d’água é uma medida de higiene e saúde

As caixas são reservatórios que, ainda que tenham certo fluxo de entrada e saída de água, deixam o líquido parado por um período de tempo, acumulando resíduos que chegam pelos canos, além daqueles naturalmente presentes no cloro usado no sistema de tratamento e que são mineralizados pelas bactérias naturais do ambiente, gerando lodo e outras impurezas que comprometem a pureza da água.

Deixar de limpar a caixa d’água, no tempo recomendado, traz riscos de doenças gastrointestinais, como diarreia e vômitos, verminoses e outras patologias mais graves, como cólera e hepatite A.

Para os condomínios, limpeza é uma obrigação legal

Não há uma lei federal, mas há leis municipais e estaduais que dizem da obrigatoriedade dos condomínios e empresas fazerem a limpeza periódica da caixa d’água — inclusive com apresentação de atestado do serviço executado. A exigência tem o objetivo de garantir que a água tratada permaneça potável, mesmo quando armazenada em grandes reservatórios.

A exigência demonstra a importância da água de qualidade para a saúde de toda a população. Em condomínios ou grandes empresas, por exemplo, em que há um número grande de pessoas bebendo de uma mesma fonte de água, uma contaminação pode se transformar em um grande problema de saúde pública.

A Urbana Desentupimento e Dedetização tem todas as qualificações exigidas pelos órgãos de vigilância sanitária e fiscalização para executar o serviço de limpeza de caixa d’água em Contagem e fornecer o certificado de limpeza, documento reconhecido e com respaldo em nosso alvará de funcionamento, alvará sanitário e certificado de regularidade no Conselho de Farmácia.

Limpeza deve ser feita ao menos duas vezes ao ano

O intervalo máximo entre uma limpeza e outra da caixa d’água é de 6 meses, mas a manutenção precisa ser adiantada se houver quebras e danos na tampa da caixa ou em sua estrutura ou, ainda, outras intercorrências — como o entupimento do encanamento que leva a água até o reservatório — e que possam comprometer a limpeza e qualidade da água.

Caixas com mais de mil litros precisam de limpeza profissional

As caixas d’água residenciais, com até mil litros de capacidade, podem ser limpas pelos próprios moradores. As que têm capacidade acima de mil litros, no entanto, devem ser higienizadas por uma empresa especializada, como a Urbana Desentupimento e Dedetização.

Além da exigência legal do certificado de limpeza, como explicamos acima, para retirar de forma eficiente toda a sujeira e impurezas presas ao fundo e nas laterais da caixa, é necessário usar equipamentos específicos e não apenas escovas de nylon, como as usadas na limpeza caseira. A proporção de produtos desinfetantes jogados no processo de limpeza também precisa ser maior e feita com segurança, para garantir o extermínio das bactérias e outros microrganismos sem colocar a saúde das pessoas que vão beber essa água em risco.

Cuidados com a caixa d’água

Veja alguns cuidados para evitar contaminações na caixa d’água e manter a qualidade da água até a próxima lavagem.

  • mantenha a caixa bem tampada e vedada para evitar a entrada de insetos — como a Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela — e outros bichos;
  • verifique sempre se não há trincas ou avarias na tampa e na estrutura da caixa;
  • tenha um cuidado especial com caixas subterrâneas para evitar infiltrações de água de enxurradas e enchentes;
  • resolva quanto antes problemas de encanamento, especialmente os que levam a água ao reservatório;
  • faça a limpeza periódica, sempre no tempo recomendado.
Protocolo padrão para limpeza da caixa d’água

Para garantir a eficiência e segurança do serviço de limpeza de caixa d’água em Contagem, nossos profissionais seguem um protocolo operacional padrão, respeitando as normas de higiene e uso de produtos desinfetantes determinadas pelos órgãos de fiscalização.  Dessa forma, garantimos a eficiência e durabilidade da limpeza e a qualidade da água.

Entre em contato com a gente e peça um orçamento! Temos as melhores condições para a limpeza programada e emergencial da caixa d’água de condomínios, empresas e indústrias.

 

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966