Atendimento imediato: 31 3375-3966

Limpeza de fossa em Contagem

O uso de fossas para tratar a água e o esgoto é um sistema antigo, eficaz e ainda muito utilizado tanto na zona rural quanto nas áreas urbanas, devido ao baixo acesso ao saneamento básico para cerca de metade da população brasileira. Cuidando bem da estrutura, limpeza e manutenção das fossas é possível garantir água e esgotos tratados, com baixo ou nenhum risco de contaminação do solo e garantia de mais saúde para todos os que usam o sistema.

Para ajudá-lo a cuidar da sua fossa, a Urbana Desentupimento e Dedetização oferece o melhor serviço de limpeza de fossa em Contagem e região, com os melhores profissionais, equipamentos e caminhões limpa-fossa com grande capacidade para o recolhimento e transporte correto dos resíduos. Somos licenciados e registrados tanto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto nos demais órgãos de fiscalização ambiental, descartando o lixo biológico com segurança, em local apropriado e autorizado pelas normas municipais.

Conheça os tipos de fossa e como funcionam

A fossa séptica é o tipo mais usado. E não é por acaso, pois é o sistema que oferece maior segurança contra a contaminação do solo e da água, já que os rejeitos passam por três estágios de tratamento e filtragem. É o mais indicado para residências e também para indústrias e empresas, pois pode ter grande capacidade para armazenar e tratar os esgotos domésticos — desde que, claro, seja feita a limpeza e manutenção periódicas.

Veja como funciona a fossa séptica:

Primeiro estágio: O esgoto proveniente, principalmente da pia da cozinha e dos banheiros, é coletado em um tanque impermeável. Os resíduos ficam nesse espaço por algumas horas, onde sofrem a ação de bactérias que mineralizam as partes sólidas e pastosas, formando um lodo* que se acumula no fundo desse tanque e também em suas paredes.

*Esse lodo deve ser retirado periodicamente por uma empresa especializada em limpa-fossa — como a Urbana Desentupimento e Dedetização — para manter o bom funcionamento do sistema e evitar entupimentos e transbordamentos.

Segundo estágio: Os rejeitos líquidos do esgoto — escuma e efluentes — escorrem para um segundo tanque, o filtro. Como o nome sugere, nesse local é feita a filtragem dessa parte líquida em pedras de cascalho e areia, retirando impurezas que contaminariam o solo e os lençóis freáticos.

Terceiro estágio: Os efluentes filtrados chegam ao terceiro tanque, a fossa sumidouro. Um poço sem laje no fundo, responsável por deixar essa parte líquida limpa retornar à natureza, sem riscos de contaminação.

Fossa seca

Esse tipo de fossa recebe apenas rejeitos sólidos e pastosos, não podendo receber nenhum tipo de líquido — por isso, é preciso ficar atento ao terreno onde será construída, para evitar riscos de alagamentos e contato com água.

A fossa seca é escavada diretamente no solo e pode ter ou não revestimento. O ideal é que seja construída a uma distância mínima de 3 a 4 metros da residência, evitando, assim, contaminações da água potável, especialmente se no terreno também for feito um poço artesiano. É preciso, ainda, ter cuidado com os lençóis freáticos.

Fossa negra

A fossa negra já é proibida em muitas cidades, devido ao seu alto risco de contaminação do solo e da água e transmissão de doenças — ela é escavada diretamente no chão, sem qualquer revestimento, deixando os resíduos em contato direto com a terra.

 

Saiba quando chamar a Urbana para fazer a limpeza de fossa

Em geral, as fossas sépticas devem ser limpas ao menos uma vez ao ano, para evitar problemas com transbordamentos e entupimentos, devido ao excesso de lodo no fundo e nas laterais da estrutura. Esse tempo, no entanto, pode ser menor, se o sistema for usado por mais pessoas ou quando se notar que há algum problema que possa indicar um bloqueio, como demora na descida da água de pias e ralos, mau cheiro e poças de água próximas à fossa.

As fossas secas precisam de limpeza em um espaço mais curto, algo em torno de seis meses. E as fossas negras devem ser limpas mais frequentemente, sendo que o ideal é substituí-las por fossas sépticas, mais ecológicas e seguras.

Cuide bem da sua família, funcionários e vizinhos. Fazer a limpeza periódica e a manutenção da fossa é importante para garantir o bom funcionamento do seu sistema de coleta e tratamento de água e esgoto, para o meio ambiente e para a saúde de todos. E nisso podemos te ajudar com os melhores profissionais e equipamentos modernos para fazer a limpeza de fossa em Contagem com segurança e agilidade.

Entre em contato com a Urbana Desentupimento e Dedetização sempre que precisar de um serviço de limpeza de fossa programado ou emergencial. Peça um orçamento! Garantimos o melhor custo/benefício da região.

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966