Quase todas as casas têm uma ou outra aranha em algum canto. Elas são vistas em locais mais empoeirados, mas, mesmo com todo o cuidado com a limpeza e conservação dos imóveis, as frestas, os quadros e os armários embutidos podem se tornar excelentes opções de moradia para esses bichos. E quando se tornam um problema, é preciso fazer a dedetização de aranhas, ainda que a maioria delas seja inofensiva ao ser humano.
No Brasil são encontradas cerca de 12 mil espécies de aranhas, das 40 mil existentes no mundo. Três delas são potencialmente mais perigosas, sendo muito encontradas nas casas e nos jardins urbanos: a viúva-negra, a armadeira e a aranha-marrom.
Viúva-negra
O veneno da viúva-negra é um dos mais potentes, atingindo o sistema nervoso central, óssea e os músculos. A picada é muito dolorosa e causa hipertensão, taquicardia, aumento de suor, contrações musculares e choque anafilático. É uma espécie muito comum em Minas Gerais e tem hábitos sedentários, o que significa que se ela fizer morada embaixo da sua escada, provavelmente ficará lá.
Aranha armadeira
Comum no Sudeste, devido ao clima, a aranha armadeira é uma das que mais causa acidentes. Quando se sente ameaçada é muito agressiva, podendo picar a pessoa mais de uma vez em um único ataque, causando muita dor. Um dos grandes problemas de seu veneno é que ele é neurotóxico, levando à queda de pressão sanguínea, além de provocar vômitos e náuseas. Nas crianças os sintomas podem ser mais graves, com enrijecimento muscular, muita salivação, edema de pulmão, diarreia e choque anafilático.
Aranha-marrom
O veneno da aranha-marrom é muito poderoso e causa uma ferida que cicatriza com dificuldade, levando, em alguns casos, à necrose do local atingido. Os meses de verão são os de maior atividade dessa espécie, que tem preferência pelos dias quentes. Apesar disso, são de hábito noturno, saindo para caçar à noite. Como são muito pequenas — elas medem de 7 a 12 milímetros — podem facilmente entrar na roupa de cama, nos calçados e nas roupas de vestir.
Alguns hábitos simples podem evitar os acidentes com aranhas tanto nos ambientes internos quanto externos:
Diante de uma infestação, fazer a dedetização de aranhas com uma equipe profissional é a melhor maneira de evitar que o problema se alastre.
Entre em contato conosco! Temos as melhores soluções para fazer o controle químico de aranhas e outras pragas urbanas.