As fossas são sistemas primários de tratamento de água e esgoto. Elas são muito comuns em todo o país, uma vez que apenas metade da população tem acesso ao saneamento básico. Por isso, não é raro encontrá-las nas periferias dos grandes centros e nas cidades do entorno. Fazer a limpeza e manutenção periódica das fossas é parte indispensável desse sistema de tratamento. Só assim é possível evitar contaminações no solo e na água e, consequentemente, doenças como a cólera, diarreias, hepatite A, entre outras.
A Urbana Desentupidora e Dedetizadora faz o serviço de limpeza de fossas em Betim e região. Temos os melhores profissionais e equipamentos modernos para limpar e desentupir os diferentes tipos de fossa, com segurança, agilidade e qualidade.
O modelo mais utilizado é a fossa séptica, devido à sua segurança para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, pois oferece riscos menores de contaminação do solo e da água. Mas também existem outros dois sistemas — fossa seca e fossa negra — menos utilizados por oferecerem menor segurança. Por isso, a tendência é que eles sejam substituídos pela fossa séptica.
A fossa séptica tem três estágios de coleta e tratamento de esgoto.
O tamanho e a altura da fossa sumidouro são definidos de acordo com a quantidade de efluentes que receberá. Em geral, tem como medidas mínimas 1 metro de diâmetro e 3 metros de profundidade, ficando em um nível mais baixo que os demais tanques,para facilitar o escoamento dos efluentes.
Feita diretamente no solo, a fossa seca pode ou não ter um revestimento. A indicação é construí-la a uma distância mínima de 3 a 4 metros da residência, para prevenir a contaminação da água potável usada para beber e cozinhar. Também deve ficar longe dos lençóis freáticos, para preservar rios e nascentes que possam correr no subterrâneo do terreno.
A fossa seca recebe apenas resíduos sólidos e pastosos, não suportando efluentes e outros líquidos. Por isso, o terreno em que for construída não pode estar sujeito a inundações.
Há cada vez menos desse tipo de fossa, pois ela é altamente perigosa para a saúde humana e para o meio ambiente. É a famosa casinha, muito utilizada na zona rural há até bem pouco tempo. Como os rejeitos são jogados diretamente no solo, por meio de um buraco cavado no chão, eles não passam por nenhum tratamento, sendo muito contaminantes para o solo e para a água. Em muitas cidades esse modelo já foi proibido.
Mesmo nos modelos mais modernos, como a fossa séptica, o material orgânico depositado no fundo da fossa e mineralizado pelas bactérias contêm muitos microrganismos infectantes que causam doenças. Por isso, a limpeza deve ser feita por uma empresa especializada, como a Urbana Desentupidora e Dedetizadora, que tem os equipamentos certos para fazer a retirada e o transporte do lodo com segurança para as pessoas e para o meio ambiente.
Além disso, esse material precisa ser encaminhado a um local adequado, autorizado e licenciado pelos órgãos municipais para receber esse tipo de lixo biológico, para evitar danos ao meio ambiente e riscos para a saúde de toda a população.
Ligue pra gente e peça um orçamento! Fazemos a limpeza de fossa em Betim e região com o melhor custo/benefício que você vai encontrar. Nossa equipe está à disposição para serviços emergenciais e agendados.
Meta Description: limpeza de fossa em Betim com qualidade e agilidade. Transporte e descarte em acordo com os órgãos de fiscalização. Ligue para a Urbana e peça um orçamento!
Tag title:Veja a importância de fazer a limpeza de fossa em Betim