Atendimento imediato:
31 3375-3966

Mitos e verdades sobre desentupimento de esgoto e caixa de gordura as

Quando há problemas no encanamento sempre aparece alguém para sugerir dicas infalíveis para fazer o desentupimento de esgoto e caixa de gordura. Algumas dicas caseiras podem até resolver pequenas obstruções. Outras, no entanto, podem agravar o problema e gerar ainda mais transtornos. Quando o entupimento ocorre em estabelecimento comercial, ou de serviços como educação e saúde, ou na indústria, além do transtorno, a aventura pode resultar em prejuízos financeiros e sanções sanitárias.

Para ajudá-lo a evitar problemas com dicas caseiras que nada resolvem, selecionamos alguns mitos e verdades sobre o desentupimento de esgoto e caixa de gordura, seja em casa ou na empresa.

Confira!

Refrigerante desentope qualquer encanamento

Mito. Alguns refrigerantes, como aqueles a base de cola, possuem em sua formulação o ácido fosfórico, comumente usado como antiacidulante. Por ser uma substância ácida, esse ingrediente de fato pode ajudar a dissolver alguns restos de alimentos, mas é ineficaz contra a gordura, cabelos e outros objetos que possam estar obstruindo o encanamento.

Soda cáustica limpa caixa de gordura

Mito. A soda cáustica é uma substância muito perigosa, que pode causar queimaduras na pele e intoxicação por inalação. Pode até ajudar em pequenas obstruções, mas não resolve os bloqueios completos da vazão de água, além de provocar novos entupimentos futuros. Isso se deve ao fato de que esse ácido apenas dissolve parcialmente a gordura, sem eliminá-la. Com o tempo, a gordura passa novamente por um processo de endurecimento, gerando crostas que resultarão em novas obstruções.

Para que a limpeza e o desentupimento de caixa de gordura sejam eficazes é preciso retirar os rejeitos gordurosos. Mesmo no encanamento simples, da pia da cozinha, por exemplo, não é indicado o uso frequente de soda cáustica, pois, por ter efeito corrosivo, essa substância acaba por danificar os canos e agravar o problema.

É possível fazer o desentupimento da caixa de gordura em casa

Verdade, mas apenas caixas residenciais que se enquadram no tamanho pequeno. Caixas maiores e múltiplas como as encontradas em restaurantes, bares, lanchonetes, escolas, condomínios e indústrias devem ser limpas por profissionais. Isso porque elas comportam um grande volume de resíduos e suas dimensões impedem a limpeza e desobstrução sem o uso de equipamentos adequados.

Além disso, essas empresas precisam apresentar certificados sanitários de limpeza e descarte adequado às autoridades sanitárias. Esta documentação só pode se emitida por desentupidoras registradas e certificadas, como a Urbana.

O desentupimento de esgoto é sempre feito com produtos químicos

Mito. Produtos químicos trazem grandes riscos de danos ao encanamento, além de riscos para a saúde. O serviço profissional de desentupimento de esgoto utiliza técnicas mais seguras e ambientalmente mais sustentáveis, como o hidrojateamento, o jateamento a gás e a sondagem. Na Urbana temo ainda um caminhão acoplado que permite desentupir o esgoto e a caixa de gordura, fazendo simultaneamente a sucção dos resíduos, sem qualquer contato com o meio externo.

É possível resolver grandes entupimentos de esgoto e caixa de gordura sem quebrar o piso

Verdade. Atualmente existem técnicas de limpeza e desentupimento de tubulações que permitem extrair rejeitos e objetos do encanamento com o menor risco possível de quebras de piso ou parede. O hidrojateamento, por exemplo, possibilita a retirada do lodo e outros rejeitos dos canos apenas com o uso de água em altíssima pressão. É um método com excelentes resultados não apenas no esgoto doméstico, mas também em encanamentos industriais.

O serviço de desentupimento de esgoto e caixa de gordura é muito caro

Mito. Na relação custo/benefício, contratar uma desentupidora é muito mais econômico que tentar resolver o problema por conta própria – o que além de ineficiente pode aumentar danos com perda de encanamento e necessidade de quebra de paredes e piso.

Na Urbana temos planos especiais de manutenção, limpeza e desentupimento de esgoto e caixa de gordura para condomínios e empresas. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966