Atendimento imediato: 31 3375-3966

Por que fazer a dedetização de ônibus e outros veículos? as

A dedetização de ônibus e outras frotas de veículos de transporte de passageiro, alimentos e outros produtos é essencial para garantir um bom serviço e a segurança de todos que utilizam o sistema de transporte. Encontrar baratas e outros insetos em ônibus coletivo ou de viagem, em trens e metrôs é algo extremamente desagradável e deixa os passageiros muito insatisfeitos. O que pode gerar reclamações junto aos órgãos reguladores, trazer resultados negativos para a imagem da empresa, além de colocar em risco a saúde de clientes e funcionários, culminando em sanções administrativas.

A higienização dos veículos é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que lista na seção de direitos e deveres do usuário a garantia de que os passageiros devem ser transportados com higiene, segurança, conforto e pontualidade.

Para evitar todos esses transtornos, é preciso manter uma periodicidade no controle de pragas tanto dos veículos de transporte de passageiros quanto naqueles responsáveis por transportar alimentos e outras mercadorias.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da dedetização no setor de transportes, como ela é feita e os cuidados necessários para evitar uma infestação.

Por que é importante fazer a dedetização de ônibus e outros veículos?

Ônibus coletivos recebem diariamente um grande fluxo de pessoas. Com muita frequência os passageiros consomem alimentos em seu interior, sendo inevitável que farelos e pedaços de comida caiam no assoalho ou nos bancos, ficando presos nas frestas. O que acaba atraindo algumas pragas, principalmente as baratas, mas também formigas e outros insetos que podem incomodar os passageiros ou mesmo provocar um acidente ao distrair o motorista.

Por isso, além de ser uma questão de higiene, a dedetização de ônibus é uma medida de segurança sanitária e de transporte. Além dos ônibus coletivos, vans e veículos escolares, assim como trens e metrô também devem ter um controle periódico de pragas.

Dedetização em frotas que transportam alimentos

Em veículos que transportam alimentos a dedetização é indispensável para evitar contaminações e problemas com a vigilância sanitária. Com uma oferta ainda maior de alimentos, esses veículos se tornam muito atrativos para baratas, formigas, pulgões e outros insetos que atacam grãos, frutas e outros produtos alimentícios. Além disso, caminhões mal cuidados podem acabar servindo de vetor de infestação para galpões e armazéns de estoque de indústrias e supermercados. O resultado pode ser um grande prejuízo financeiro, com perda de produtos e denúncias à Vigilância Sanitária.

Como é feita a dedetização de ônibus e outros veículos?

A aplicação de inseticidas é feita no interior e na parte externa do veículo, cobrindo frestas, bancos e partes mecânicas, como motor e parte elétrica, que possam servir de esconderijo para baratas, formigas e outras pragas. Todos os produtos utilizados são autorizados e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo seguros, ou seja, não trazem risco para a saúde das pessoas que utilizarem o veículo em seguida. Na Urbana, temos o cuidado de utilizar produtos que não deixam cheiro, para evitar desconfortos e mal estares devido ao odor das substâncias utilizadas. Para veículos que transportam alimentos, há um cuidado especial no manuseio e tempo de ação do inseticida, para evitar contaminações dos produtos transportados.

É importante dizer que, ainda que sejam seguros, os inseticidas só devem ser aplicados por profissionais qualificados, pois, o uso incorreto pode trazer riscos para a saúde de quem aplica e para as pessoas que usam o veículo.

Quanto tempo duram os efeitos da dedetização?

Em geral, a recomendação é que a dedetização de ônibus e veículos de transporte de passageiros seja feita a cada três meses. Esse tempo pode ser reduzido em decorrência das condições de uso e higiene geral dos veículos. Para veículos que transportam alimentos, o período de dedetização varia de acordo com o produto transportado, podendo ser feito mensalmente em alguns casos, como transporte de perecíveis.

A Urbana oferece um plano completo de dedetização de ônibus e outros veículos. Quer saber mais sobre esse nosso serviço? Entre em contato conosco! Fazemos a dedetização de frota de ônibus e caminhões em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima!

Compartilhe

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966