Atendimento imediato:
31 3375-3966

Pragas urbanas na primavera: quais são os riscos? as

Cuidados na primavera com pragas urbanas

A chegada da primavera é uma celebração da vida, mas pode trazer riscos e prejuízos com pragas urbanas. Os dias se tornam mais quentes e longos, há mais chuvas para aliviar o tempo seco, mas sem um volume tão intenso. Enfim, um clima mais que propício para a reprodução de insetos e outros animais que podem comprometer a saúde e causar perdas financeiras, se não houver um controle ambiental.

Neste post vamos falar dos riscos mais comuns trazidos por pragas urbanas na primavera e como preveni-los.

Confira!

Por que a primavera favorece infestações?

Durante o inverno, o metabolismo e sistema reprodutivo de boa parte dos animais se tornam mais lentos, o que causa uma queda significativa na aparição de mosquitos, formigas, baratas, ratos, escorpiões, aranhas e outros bichos que trazem preocupação para pessoas e empresas. Com a chegada da primavera o organismo desses animais se reativa, o que faz com que saiam mais em busca de alimentos e de parceiros para iniciar um novo ciclo reprodutivo.

Quais são os problemas mais comuns com pragas urbanas na primavera?

Conhecer os riscos ajuda a ampliar a proteção e evitar acidentes e prejuízos. Por isso, listamos abaixo três dos problemas mais comuns com pragas urbanas na primavera e como preveni-los.

Acidente com escorpiões e aranhas

A primavera é o início da temporada dos escorpiões e reprodução de aranhas. Com o aumento da temperatura e maior umidade, o metabolismo dos escorpiões também se acelera e eles saem das tocas em busca de insetos para comer. Vale lembrar que uma única fêmea pode ter de 40 a 60 filhotes por ano, o que eleva os riscos de infestação.

Para evitar escorpiões e aranhas é preciso manter quintais e pátios limpos, verificar rodapés, ralos do esgoto e áreas de estoque com cuidado. Manter as camas e lençóis afastados da parede e do chão, para evitar que eles subam na cama e provoquem um acidente durante o sono.

Se encontrar escorpiões ou aranhas, entre em contato com uma dedetizadora, para que ela possa avaliar a situação e propor a melhor estratégia para eliminá-los antes de uma proliferação.

Dengue, zika e chikungunya

As chuvas de primavera aumentam a preocupação com o Aedes aegypti, pernilongo que transmite dengue, zika e chikungunya. O aumento da temperatura e a chuva, mesmo que em pouca quantidade, são ideais para fazerem eclodir os ovos que estão em locais que secaram. Os ovos de pernilongo permanecem vivos por até um ano sem água. Basta um pouco de chuva para que eles nasçam em apenas 10 minutos. Por isso, é importante verificar o quintal, os depósitos e outras áreas que possam servir de criadouro. Lavar bem as paredes de recipientes que servem de bebedouro para os animais também é importante na prevenção.

A dedetização contra pernilongos é muito eficiente para eliminar os insetos adultos.  Com a aplicação de produtos nas áreas de pouso é possível, ainda, evitar que as fêmeas coloquem seus ovos em lugares propícios ao seu desenvolvimento. Os ovos do Aedes estão apenas onde a fêmea pousou, eles não são levados pelo vento ou carregados acidentalmente por outro inseto. Assim, fazendo o controle dos mosquitos adultos e protegendo as superfícies, é possível reduzir muito os riscos de infestação em casa ou na empresa.

Os cuidados com pratos de vaso de planta, caixa d’água, a limpeza de calhas, entre outras medidas já conhecidas, devem ser mantidos e intensificados nesse período mais quente, para aumentar a eficácia da proteção com o uso de inseticidas.

Infestação de baratas, formigas e cupins

O controle desses insetos deve ser feito ao longo de todo ano, mas na primavera e no verão há um risco maior de uma infestação. Vale lembrar que baratas são alimentos para escorpiões, por isso também é importante mantê-las longe de casa.

As formigas e os cupins podem estar em busca de novas colônias, ocupando frestas de portas e janelas, rodapés e áreas externas. Em hospitais, as formigas são sempre uma preocupação especial, pois, podem aumentar os riscos de infecções ao carregarem bactérias e outros microrganismos em suas patas e antenas.

Cuidando bem do seu ambiente e fazendo o controle periódico todos esses riscos com pragas urbanas na primavera podem ser minimizados. A Urbana tem um plano de atendimento ideal para casas, escritórios, indústrias e estabelecimentos de saúde. Entre em contato e fale com nossa equipe!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966