Atendimento imediato:
31 3375-3966

A importância da dedetização em hospitais, clínicas médicas e odontológicas as

A dedetização em hospitais, clínicas médicas e odontológicas é uma medida que vai além da higiene, sendo indispensável para a segurança dos pacientes. Esses ambientes recebem diariamente um grande fluxo de pessoas que carregam os mais variados tipos de microrganismos em seus corpos, roupas e sapatos. Para as pessoas saudáveis esse fluxo não traz grandes riscos, mas para as que estão com a saúde debilitada e em tratamento médico, visitantes inesperados como formigas, baratas e ratos podem representar perigos.

Neste post vamos falar sobre a importância da dedetização nestes ambientes, os cuidados na prestação deste serviço e por que ele deve ser feito por uma empresa especializada e certificada.

Confira!

Por que é importante dedetizar hospitais e clínicas de saúde?

O controle cuidadoso de ambiente hospitalar e ambulatorial tem razões especiais. Além de abrigar pacientes com o sistema imunológico debilitado ou que passarão por cortes cirúrgicos, o contato com diferentes medicamentos podem tornar bactérias e vírus mais resistentes, agravando as condições de saúde de quem está em tratamento e elevando os riscos de uma infecção em pessoas em recuperação.

A dedetização é feita apenas no ambiente interno?

Ao planejar uma dedetização em hospitais e clínicas é preciso considerar não apenas a área interna, mas também o seu entorno, para identificar locais de riscos de proliferação de pragas, como ratos e baratas que são atraídos pelo lixo comum e restos de comida.

Vazamentos e entupimentos de tubulações também pode ser porta de entrada para essas pragas. Mesmo em consultórios que ficam em prédios comerciais é preciso estar atento às manutenções periódicas não apenas da sala, mas também do condomínio. Verificar estruturas e móveis de madeira é outra medida importante para evitar o aparecimento de cupins, além dos cuidados com a área da cozinha.

Quais são as pragas mais preocupantes em ambiente hospitalar?

As formigas são especialmente preocupantes em hospitais e clínicas. Como são insetos muito pequenos e ágeis, elas circulam com facilidade e muito rapidamente de um setor a outro, levando microrganismos perigosos para pacientes mais debilitados, como aqueles que estão em CTI e UTI. As formigas encontram em estabelecimentos de saúde um ambiente muito propício em climatização e oferta de alimentos. Elas são atraídas por substâncias químicas e materiais esterilizados, podendo causar muitos problemas, como a contaminação de instrumentos cirúrgicos e de suporte, se não forem mantidas sob controle.

Baratas e ratos também podem chegar às instalações hospitalares por meio da rede de esgoto e áreas comuns. Encontrando água, abrigo e alimento, eles podem se proliferar e levar riscos de contaminação. Cozinha e lavanderia são áreas em que a atenção com estas pragas devem ser redobradas.

Como é feita a dedetização em hospitais e clínicas?

Apenas empresas certificadas e com registro na Anvisa, como a Urbana, estão autorizadas a fazer a dedetização em hospitais e clínicas médicas e odontológicas. Além dos riscos no uso incorreto dos inseticidas, iscas e demais produtos químicos, esse é um ambiente que requer atenção redobrada no manuseio dessas substâncias.

É preciso tomar medidas especiais de precaução para evitar contaminar alimentos, equipamentos, superfícies e demais materiais em contato direto com os pacientes. Outro risco que deve ser considerado é o de intoxicação de pessoas com a saúde debilitada. Por isso, apenas uma equipe treinada e com experiência no manejo dessas substâncias em ambientes mais sensíveis farão o procedimento com segurança.

O controle de pragas em ambientes hospitalares e clínica médica é algo sério e faz parte dos procedimentos de prevenção à infecção hospitalar. Na Urbana investimos no treinamento constante da nossa equipe, que segue rigorosamente os protocolos para cada tipo de dedetização. Além disso, temos todas as certificações exigidas pelos órgãos de fiscalização sanitária e ambiental.

Precisa fazer a dedetização no hospital ou na clínica médica e odontológica? Entre em contato conosco e peça um orçamento! Atendemos em Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem e Betim.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966