Uma infestação de ratos é algo difícil de combater. Isso porque esses animais se reproduzem muito rápido, de 6 a 10 vezes ao ano. Cada fêmea pode ter até 20 filhotes por vez, que estarão prontos para a reprodução em apenas 4 meses! Algumas medidas simples de higiene e cuidado com o ambiente e as tubulações são essenciais para manter os roedores longe de sua casa ou comércio. A dedetização de ratos é outra medida de extrema importância, sobretudo para empresas que armazenam e comercializam alimentos.
Para ajudá-lo a evitar uma infestação de ratos, trazemos algumas informações sobre esses animais e dicas sobre as formas mais eficazes de combatê-los. Confira!
Nos centros urbanos há três espécies de ratos mais vistas: o camundongo, a ratazana e o ratos-de-telhado. Eles têm hábitos e comportamentos diferentes, mas todos podem trazer prejuízos e doenças.
Os camundongos são os mais comuns de serem vistos dentro de casa. Além de serem menores, podem entrar por frestas com até um quarto do seu tamanho. É muito comum vê-los na cozinha e na sala, pois, têm preferência por esses ambientes.
As ratazanas habitam mais a rede de esgoto. São grandes e agressivas. Apesar de preferirem as tubulações, podem entrar nas casas pelo vaso sanitário, pois, são ótimas nadadoras. Períodos chuvosos, enchentes e falta de saneamento básico facilitam a entrada desses roedores em casas e no comércio.
O rato-de-telhado ou rato preto tem esse nome por construir seu ninho nos forros e telhados e também em meio a entulho e cascas de árvores. São muito espertos e grandes escaladores. Eles podem andar nos fios, o que facilita sua entrada mesmo nos apartamentos mais altos. Essa habilidade também pode trazer riscos para a rede elétrica, já que eles roem os fios, podendo provocar curtos circuitos. Esses animais têm preferência por cereais, grãos e frutas, sendo um grande problema para restaurantes, supermercados e comércio alimentício em geral.
Limpeza e higiene do ambiente são medidas básicas para evitar problemas com roedores e outras pragas urbanas. Outras ações incluem:
O ideal é que a dedetização de ratos seja feita periodicamente, antes de uma infestação. Especialmente para empresas que armazenam e comercializam alimentos, essa medida, além de higiênica, é uma determinação legal. Nestes casos, a recomendação é que o controle de ratos e outras pragas seja feito a cada 3 meses. Obviamente, esse prazo pode ser menor, se houver indícios de ratos, baratas e outros insetos no estabelecimento.
Há normas e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulam essa obrigatoriedade, entre elas está a RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que traz o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
A prevenção e o controle de infestação de ratos devem ser feitos por uma empresa especializada. Os profissionais qualificados poderão identificar a espécie de rato que está causando o problema e usar a melhor técnica e os produtos mais seguros para eliminar a colônia, sem colocar em risco a saúde das pessoas que transitam pelo local. O uso de venenos como o chumbinho é perigoso e ilegal e nunca deve ser feito!
Está com problema com ratos ou precisa fazer uma dedetização periódica? Entre em contato conosco! Estamos prontos para atendê-lo!