Atendimento imediato: 31 3375-3966

Desentupimento pluvial em Nova Lima

A rede pluvial eficiente é importante para garantir o funcionamento de todo o sistema hídrico. No entanto, muita gente só se lembra de fazer a manutenção desse sistema no período chuvoso. E não é por acaso. É durante as chuvas que se percebe que o entupimento da rede pluvial é o principal causador de alagamentos e enchentes. Para evitar esse problema são necessárias a limpeza e a manutenção periódicas dessa rede, assim como dos demais encanamentos da rede de água e esgoto.

A Urbana Desentupimento e Dedetização realiza o desentupimento pluvial em Nova Lima em empresas, residenciais e condomínios. Nossa empresa possui licenciamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), profissionais capacitados e os equipamentos mais modernos para atendê-lo em qualquer época do ano.

Como funciona a rede de drenagem pluvial?

A rede pluvial urbana passa, na maioria das vezes, despercebida aos olhos da população, apesar de desempenhar um importante papel para o bom funcionamento das cidades. Durante o período das chuvas, porém, a rede de drenagem revela a ausência de manutenção e cuidados e costuma ser o foco das atenções. Também é durante o período da chuva que a água arrasta lixo, terra e outros rejeitos para a tubulação.

Se alguma parte do encanamento já estiver obstruída, devido a mau uso e maus hábitos, como jogar lixo no chão, esses resíduos se juntam aos rejeitos levados pela chuva e impedem o escoamento da água. O resultado: alagamentos e enchentes em casas, ruas e avenidas.

O funcionamento da rede pluvial é composto por quatro fases: coleta, condutores, escoamento superficial e rede de coleta. Da primeira à última fase a água precisa ter o caminho livre para que o escoamento ocorra sem interrupções. Quando a rede está entupida o escoamento fica prejudicado e a água da chuva não tem para onde ir, por isso, o trabalho de limpeza interna dos tubos é imprescindível para evitar o acúmulo de lixo, folhas e outros rejeitos nos canos e galerias.

A limpeza periódica da rede pluvial em casas, empresas e condomínios, além da boa educação, é a melhor forma de evitar enchentes e alagamentos.

Quem deve fazer e quando precisa ser feita a limpeza da rede pluvial?

Nas grandes cidades a limpeza do sistema pluvial público é de responsabilidade das prefeituras. Nos imóveis privados, sejam comerciais ou residenciais, a responsabilidade pela manutenção é dos proprietários, síndicos ou administradores.

Em condomínios, empresas e grandes residenciais, a limpeza da rede é de extrema importância, devido ao maior volume de rejeitos que chegam à rede. O ideal é que essa manutenção seja programada para a mesma época dos cuidados com outros sistemas, como a limpeza das caixas de gordura, caixa d’água e prumada.

O desentupimento pluvial ajuda a conservar o sistema hidráulico da sua propriedade. Estima-se que um sistema de encanamento hídrico tenha a durabilidade média de cem anos. Essa vida útil, porém, pode ser encurtada se a rede de drenagem não passar por manutenção constante, pois o acúmulo de rejeitos e resíduos na tubulação pode corroer a estrutura da tubulação ao longo do tempo. Além disso, as limpezas não profissionais, principalmente com o uso de produtos químicos corrosivos, deterioram os materiais dos canos e conexões.

Cuide do seu sistema pluvial sem comprometer suas tubulações. Contrate a Urbana Desentupimento e Dedetização e tenha o melhor custobenefício em desentupimento pluvial em Nova Lima e região. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966