Seja em casa, no condomínio ou na empresa, a Urbana Dedetização e Desentupimento é sua melhor escolha para fazer a dedetização de ratos em Betim. Considerado uma das pragas mais comuns na cidade, os ratos causam
inúmeros prejuízos, pois roem tudo o que há pela frente para manter o tamanho dos seus dentes, que não param de crescer. Além disso, podem transmitir doenças muito perigosas.
O controle da população de ratos é muito difícil, exigindo uma vigilância constante e um plano de ação que envolva o controle químico de extermínio e prevenção. Esses roedores têm grande capacidade de reprodução — uma única fêmea pode gerar até 200 filhotes em apenas um ano —, o que é motivo mais que suficiente para contratar uma empresa especializada.
Os ratos podem transmitir cerca de 30 doenças, sendo que as mais conhecidas são: leptospirose, hantavirose e peste bubônica ou peste negra.
Leptospirose
A leptospirose é uma infecção aguda, causada por uma bactéria do gênero Leptospira. Ela é transmitida aos homens pelo contato com a urina contaminada de ratos e outros animais, como cachorros, bois e porcos. No Brasil ela é transmitida principalmente por camundongos, ratazanas e ratos de telhado. No organismo desses animais, essa bactéria não causa qualquer sintoma, mas é potencialmente grave para os humanos, podendo levar à morte.
A Leptospira vive por um período indefinido nos rins dos animais infectados e no meio ambiente pode sobreviver por até seis meses. Por isso, há sempre a recomendação de tomar o máximo de cuidado com água de enchentes e
resíduos, pois mesmo após as águas baixarem, a bactéria se mantém ativa e pode contaminar uma pessoa por meio do contato direto na pele, tendo ou não feridas.
Hantavirose
A hantavirose é muito grave. Transmitida pelas fezes, urina e saliva de ratos silvestres, ela pode se manifestar com sintomas mais brandos, como febre alta e dores musculares, diarreia e vômitos ou, em suas formas mais graves, com
insuficiência respiratória, renal e choque. Na maioria dos casos a contaminação ocorre por aspiração de partículas de poeira com secreções de ratos, mas também pode acontecer por ingestão de água e alimentos contaminados ou no
contato com a pele ferida.
Não há um tratamento específico e geralmente, nos casos mais graves, os pacientes são tratados com companhamento em UTIs, pois precisam de ajuda para respirar e evitar o agravamento do quadro, podendo chegar ao óbito.
Peste bubônica ou peste negra
A peste negra foi uma das grandes tragédias da humanidade, matando um terço de toda a população da Europa na Idade Média — estima-se que a doença tenha matado entre 25 e 75 milhões de pessoas na época. É provocada por uma bactéria, a Yersinia pestis, que até hoje vive nas pulgas de ratos e outros roedores. Ao contrário do que muitos pensam, a doença não foi erradicada, sendo ainda registrados casos na América e na Ásia. A grande mudança é que hoje o tratamento é possível com o uso de antibióticos.
Uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para fornecer a licença e o alvará sanitário para empresas alimentícias é que todos os estabelecimentos que trabalhem com produção, armazenamento e venda de alimentos tenham um plano de controle de ratos e outras pragas, fazendo periodicamente a desratização e tomando medidas de controle e prevenção de pragas que possam contaminar os alimentos e representar um risco para a saúde dos consumidores.
A Urbana Dedetização e Desentupimento está mais que preparada para atender à exigência de dedetização de ratos em Betim. Garantimos o uso de produtos aprovados pela ANVISA, além de todo o acompanhamento antes e durante sua aplicação, prevenindo qualquer risco de contaminação dos alimentos pelas substâncias usadas na desratização.
Está enfrentando problemas com ratos? Entre em contato conosco!
Trabalhamos com atendimento agendado e também de urgência.