Atendimento imediato:
31 3375-3966

5 cuidados para evitar acidente com escorpiões as

Escorpião andando sobre entulhos

Os três meses de verão são o período em que mais ocorre acidente com escorpiões e outros animais peçonhentos — cerca de 40% dos registros de ocorrências são feitos nessa época do ano. Em 2018, foram registrados mais de 140 mil acidentes com escorpiões em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, foram 50 mil casos de acidentes com animais peçonhentos, com 77 mortes, a maioria causada por escorpiões.

As condições climáticas, com dias quentes e úmidos, favorecem a reprodução e proliferação dos escorpiões, que saem em busca de alimentos — como as baratas que também se proliferam mais nessa época do ano. Outro fator que contribui para o aumento dos casos são as fortes chuvas que acabam desalojando esses animais, deixando-os mais expostos ao contato humano nas áreas externas, como quintais, praças e parques, aumentando também a busca por alojamento dentro das casas.

Alguns cuidados simples são muito eficazes para manter esses animais peçonhentos longe de casa e do local do trabalho. Neste post, listamos 5 dicas de cuidados para evitar acidentes com escorpiões.

Confira!

1.     Manter pátios e quintais limpos

As áreas externas são as preferidas dos escorpiões por oferecerem mais opções de alojamento, como restos de materiais de construção, tijolos, folhas secas e pedaços de madeira. Os canteiros e vasos de plantas também precisam ser vistoriados com cuidado, pois, são lugares propícios para alojar escorpiões. É preciso manter esses espaços limpos e secos.

Madeireiras e depósitos de materiais de construção devem ter cuidados redobrados para evitar acidentes com os trabalhadores. Para essas empresas, o mais adequado é manter um controle periódico de escorpiões, ao menos a cada três meses, feito por uma empresa especializada.

2.     Colocar telas de proteção nos ralos

Mesmo quem mora em apartamento pode ter uma surpresa desagradável com escorpiões em casa. Isso porque eles podem subir pelo encanamento e chegar às áreas internas pelos ralos. Para evitar esses problemas, coloque telas finas de proteção em todos os ralos ou troque-os por modelos com fechamento externo.

3.     Manter camas e berços longe da parede

Os escorpiões são escaladores muito habilidosos, por isso, outra dica para evitar acidentes em casa é desencostar a cama e o berço da parede — boa parte dos casos ocorre com a pessoa dormindo. Outra dica é colocar em cada pé da cama um potinho com vaselina ou óleo de cozinha. Como essas substâncias são escorregadias, o animal não consegue subir pela madeira. Também é preciso ter cuidado com as cortinas, que também devem ficar longe da cama.

4.     Verificar os calçados

É importante olhar com cuidado os sapatos antes de calçá-los. Mesmo as roupas que ficaram guardadas por muito tempo podem representar perigo. Em especial para quem mora em regiões endêmicas, essas medidas são essenciais para evitar acidente com escorpiões.

5.     Manter em dia o controle de pragas urbanas

A dedetização periódica, para o controle de baratas e outras pragas urbanas, contribui para evitar acidente com escorpiões, pois, limita a opção de alimentos desses animais. Sem baratas para comer, eles acabam se afastando da residência, reduzindo os riscos de terem acesso a casa ou lugares com maior fluxo de pessoas.

Esses são alguns cuidados diários que você pode manter para não ter problemas com escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos. Para fazer o controle adequado desses animais, entre em contato conosco! Temos as melhores condições para atendê-lo em casa ou na empresa.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966