Atendimento imediato:
31 3375-3966

Limpeza de fossa em Belo Horizonte as

Limpeza de fossa em Belo Horizonte

A construção de fossas é uma forma eficiente — na falta do serviço público adequado — de tratar o esgoto de casas e empresas, reduzindo os riscos de contaminação do meio ambiente e a exposição das pessoas a problemas de saúde como diarreias, cólera e doenças de pele, devido ao contato com água contaminada.

Porém, para que esse sistema seja eficiente, é preciso fazer sua manutenção e limpeza periódicas, retirando os excessos de dejetos que vão se acumulando com o uso diário. A Urbana Desentupimento e Dedetização é especializada na limpeza de fossa em Belo Horizonte e região, garantindo um serviço de qualidade e com todo o cuidado para manter por mais tempo a vida útil da fossa, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Quais são os tipos de fossa?

Atualmente, a fossa séptica é a mais utilizada, por ser a mais segura quando se pensa no risco de contaminação do solo e da água. Mas há ainda os sistemas de fossa seca e fossa negra.

Fossa séptica

Nesse modelo, o esgoto não tratado é coletado em um tanque impermeável — permanecendo nele por algumas horas. Durante esse período de armazenamento, os microrganismos naturalmente presentes na matéria orgânica mineralizam os rejeitos, formando lodo, escuma, gases e efluentes. O lodo é a sujeira a ser retirada pelo serviço de limpa-fossa para evitar transbordamentos, entupimentos e manter a fossa funcionando adequadamente.

Na fossa séptica, os resíduos passam, ainda, por dois outros tanques, antes da parte líquida ser devolvida, já tratada, para a natureza: o tanque de filtro e o sumidouro.

tanque filtro

Nesse tanque a parte líquida é filtrada naturalmente, passando por cascalho e areia e sendo conduzida ao terceiro tanque: a fossa sumidouro.

sumidouro

A fossa sumidouro é o último estágio de tratamento, sendo responsável por colher os efluentes (líquidos) do sistema. É um poço sem laje no fundo, que escoa esses efluentes para o solo. Como já passaram por um sistema de filtração, essa parte líquida já está livre de microrganismos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, podendo ser lançada ao solo com baixos riscos de contaminação.

O tamanho e a altura da fossa sumidouro dependem da quantidade de efluentes que vai receber e do tipo de solo onde será instalado, mas suas medidas mínimas são de 1 metro de diâmetro e mais que 3 metros de profundidade. Pode ser feito de anéis pré-moldados ou blocos de concreto. Ela é construída em um nível mais baixo que a fossa séptica, para facilitar o escoamento dos efluentes.

Fossa seca

A fossa seca é uma escavação direta no solo, que pode ou não ter um revestimento. Para evitar riscos de contaminação e doenças, deve ser construída com no mínimo 3 metros de distância da casa e longe dos lençóis freáticos. Recebe esse nome porque tem como finalidade o recolhimento apenas de resíduos sólidos e pastosos, não podendo receber líquidos. Por isso, não pode ser construída em terreno que sofre inundações.

Fossa negra

É a famosa casinha, construída, principalmente, na zona rural. Os rejeitos são jogados diretamente no solo, em um buraco cavado no chão, sem nenhum tipo de revestimento ou laje. Devido ao alto risco de contaminação do solo e transmissão de doenças, esse modelo é proibido em muitas cidades.

Quando fazer a limpeza da fossa?

É muito importante que a fossa seja limpa periodicamente. Em geral, para as fossas sépticas, a recomendação é que o lodo seja retirado ao menos uma vez por ano. Esse tempo pode ser menor, se mais pessoas usarem o sistema — como é o caso, por exemplo, de empresas e grandes propriedades com um número maior de funcionários.

Também é preciso ficar atento aos sinais de entupimento ou mau funcionamento do sistema, para identificar a necessidade de uma limpeza de emergência — como mau cheiro, grama molhada nas proximidades da fossa, demora no escoamento de ralos,etc.

Conte com a Urbana Desentupimento e Dedetização para fazer a limpeza de fossa em Belo Horizonte e região. Trabalhamos com os mais modernos caminhões limpa-fossa, garantido um serviço ágil, limpo e eficiente.

Nossos profissionais são treinados para seguir todas as normas de segurança definidas pelos órgãos de vigilância sanitária e meio ambiente para fazer a retirada, manuseio e descarte do lodo, prezando pela saúde de nossos clientes, funcionários e da comunidade do entorno.

Entre em contato e faça um orçamento! Fazemos agendamentos e serviços emergenciais com o melhor custo/benefício da região.

 

Meta description:Conheça os tipos de fossa e saiba quando fazer sua limpeza. A Urbana tem o melhor serviço de limpeza de fossa em Belo Horizonte e região. Peça um orçamento.

Tag title: Limpeza de fossa em BH é medida de saúde e segurança ambiental

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966