Atendimento imediato:
31 3375-3966

Limpeza de fossa em Nova Lima as

Limpeza de fossa em Nova Lima

Você tem uma fossa em casa e quer saber tudo sobre o funcionamento do sistema? Ou está procurando por uma empresa que faça o serviço de limpa-fossa? Seja qual for o seu problema, a Urbana Desentupimento e Dedetização tem as melhores soluções para fazer a manutenção e limpeza de fossa em Nova Lima e região com o melhor custo/benefício que você pode encontrar.

Por que é importante fazer a limpeza da fossa?

A fossa é um sistema primário de tratamento de água e esgoto doméstico, podendo ser usada tanto em residências quanto em empresas. Dessa forma, ela é uma substituta do saneamento básico. No entanto, para que funcione adequadamente, sem trazer riscos para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, é de extrema importância que se faça periodicamente a retirada do lodo que se forma no fundo da fossa.

Esses rejeitos contêm muitos microrganismos infectantes, capazes de causar doenças potencialmente graves, especialmente em crianças e idosos — diarreias, cólicas intestinais, hepatite A, doenças de pele e cólera, são algumas das patologias relacionadas ao tratamento inadequado do esgoto.

Como a Urbana faz a limpeza de fossa em Nova Lima?

Normalmente usamos caminhões limpa-fossa, com grande capacidade de armazenamento e transporte para fazer a retirada, por meio de sucção a vácuo, dos rejeitos depositados nas fossas. Se for necessário, dispomos de outros equipamentos para ajudar na limpeza. Além disso, contamos com profissionais treinados e capacitados para lidar com todo o processo, desde a abertura da fossa até o descarte do lixo biológico em local autorizado pelos órgãos municipais de fiscalização.

A Urbana faz a limpeza de todos os tipos de fossa?

Sim. Nossa equipe está preparada para atender clientes que tenham os mais diversos tipos de fossa — seja a fossa séptica, a fossa seca e até mesmo a fossa negra. Essa última tem sido banida, devido aos grandes riscos de contaminação do solo e transmissão de doenças.

Você pode conhecer um pouco mais sobre os modelos de fossa logo abaixo.

Fossa séptica

É o modelo mais usado por ser o mais seguro e ecológico. É formada por três tanques, sendo que o primeiro recebe todo o esgoto não tratado, o mantendo no fundo por algumas horas. Durante esse tempo, os rejeitos são mineralizados por bactérias anaeróbicas (organismos que vivem em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio) formando lodo, escuma, gases e efluentes.

O lodo é a sujeira que precisa ser removida no serviço de limpeza da fossa — que deve ser feito sempre por uma empresa credenciada, como a Urbana Desentupidora e Dedetizadora.

Os rejeitos sólidos e pastosos ficam nesse primeiro tanque, enquanto os resíduos líquidos passam para o segundo compartimento, onde passará por um processo de filtragem, para então cair no terceiro tanque: a fossa sumidouro, um poço sem laje que vai escoar a parte líquida limpa para a natureza, sem riscos de contaminações.

Fossa seca

Nesse modelo são recebidos apenas rejeitos sólidos e pastosos, nunca líquidos. A fossa seca é escavada diretamente no chão, podendo ter ou não revestimento. Deve ser construída de 3 a 4 metros longe da casa — especialmente se houver um poço artesiano — para evitar a contaminação da água potável. Como não tem capacidade de armazenar líquidos, o terreno onde será construída não pode sofrer nenhuma inundação ou infiltrações.

Fossa negra

Construída, principalmente na zona rural, essa fossa tem caído em desuso, devido aos grandes riscos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que é escavada diretamente no chão e os rejeitos ficam em contato direto com a terra, sem qualquer laje ou revestimento que proteja o solo e os lençóis freáticos.

Qual a periodicidade para fazer a limpeza de fossa?

Para as fossas sépticas, o recomendado é que a limpeza seja feita ao menos uma vez ao ano — para empresas e propriedades com muitas pessoas usando o sistema, a retirada do lodo deve ocorrer a cada seis meses. É importante ficar atento aos sinais da necessidade de antecipar a limpeza periódica, ou seja, sempre que houver um entupimento ou o sistema não estiver funcionando como deveria.

Para as fossas secas, o tempo médio para a retirada do lodo é de 6 meses. No caso das fossas negras a limpeza deve ser mais frequente, sendo ainda mais recomendada sua substituição pelo modelo de fossa séptica, mais segura e ecológica.

Não perca tempo e evite problemas! Sempre que precisar fazer a limpeza de fossa em Nova Lima e região, entre em contato com a Urbana Desentupimento e Dedetização! Fazemos atendimentos programados e emergenciais, com agilidade, qualidade e segurança.

Meta description: A Urbana faz a limpeza de fossa em Nova Lima com agilidade e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Saiba mais, entre em contato e peça um orçamento.

Tag title:Urbana explica por que é importante fazer a limpeza de fossa em Nova Lima

 

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966