Atendimento imediato: 31 3375-3966

Dedetização de cupins em Contagem

Apesar de serem pequenos — não ultrapassam os 2,5 centímetros — e parecerem inofensivos, os cupins são muito temidos, tanto em áreas rurais quanto urbanas, por se alimentarem de madeira e poderem causar destruição em casas, condomínios e empresas. Há mais de 2 mil espécies deles em todo o mundo, mas apenas 68 são encontradas no Brasil. Embora a maioria se prolifere em áreas rurais e contribua para o processo de aeração do solo, as espécies danosas podem causar inúmeros prejuízos domésticos e corporativos, sendo, portanto, consideradas pragas urbanas.

Os cupins são insetos sociais e vivem em colônias, assim como as abelhas e as formigas. Seu ecossistema é bem peculiar e eles se organizam em castas para garantir a sobrevivência e a reprodução. As castas são divididas da seguinte forma:

  • um rei e uma rainha — apenas um casal pode se reproduzir na colônia. Eles vivem juntos e são capazes de produzir até 84 mil ovos em um único dia. Na falta da rainha ou na impossibilidade de reprodução, a colônia tem outros reprodutores suplementares para garantir o crescimento da população;                                                   
  • imaturas e ninfas — são os cupins que acabaram de nascer. Eles têm o mesmo tamanho de um inseto adulto, pois a fase de crescimento se dá por sucessivas trocas de pele que acontecem rapidamente;
  • operários — são os que constroem as galerias, cuidam dos ovos e buscam alimentos para os mais novos;
  • soldados — defendem a colônia, protegendo-a do ataque de outros insetos.

 

Cupim de madeira seca é o mais comum em áreas urbanas

Normalmente são encontrados no meio urbano 4 tipos principais de cupins, sendo o cupim de madeira o mais comum entre eles. Essa espécie não constrói ninhos e vive em colônias pequenas, infestando apenas madeiras. Ao comer e se movimentar, deixa suas fezes para trás. São essas pistas em forma de pequenos grânulos que permitem detectar a presença dos cupins. Apesar de viver em colônias que não crescem muito, o cupim de madeira seca se reproduz rapidamente, criando outras colônias que vão infestando o ambiente.

Como é feita a dedetização de cupins?

O primeiro passo é identificar o ataque de cupins. Portas e móveis com pequenos orifícios, peças visivelmente danificadas ou frágeis e os resíduos fecais dos cupins são os principais indicativos de uma infestação.

Ao notar a presença deles, entre em contato com a Urbana. Nossa equipe fará uma avaliação do local para determinar a melhor técnica de dedetização. Além da aplicação de inseticidas e outros produtos específicos para o tratamento da madeira e o extermínio das colônias, também pode ser feita uma barreira química. O processo consiste em fazer pequenos furos na parede em torno de todo o ambiente onde será aplicado o inseticida
químico para a descupinização. Esse processo é muito eficiente no combate à infestação por cupins do solo, cupins subterrâneos ou cupins de parede.

Encontrou uma colônia de cupins em casa ou na empresa? Entre em contato conosco e faça um orçamento! Fazemos a descupinização em Contagem e região com hora marcada e também atendimentos de emergência.

 

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966