Atendimento imediato:
31 3375-3966

Dedetização de carrapatos em Contagem

Cuidar apenas dos animais infestados por carrapatos não é suficiente para acabar com o problema. Esses parasitas fazem ninhos em todo o entorno de onde ficam os hospedeiros, podendo infectá-los novamente se não for feita a desinfecção do ambiente para exterminar os ovos e as larvas, menos visíveis que os carrapatos adultos.

Além de trazer riscos para a saúde dos animais, esses parasitas podem causar prejuízos financeiros, com perda de rebanhos e criações de galinha, por exemplo. Outro problema grave é que eles transmitem doenças também para as pessoas, que podem inclusive levar à morte.

Para ajudá-lo a evitar esses problemas, a Urbana Desentupidora e Dedetizadora oferece o serviço de dedetização de carrapatos em Contagem. Quer saber mais sobre como o procedimento funciona? Continue a leitura!

Por que a dedetização de carrapatos é eficaz?

Os carrapatos têm um ciclo de vida que passa por quatro fases: ovo, larva, ninfa e adulto. Cada vez que muda de estágio, esse parasita se solta do hospedeiro, procurando no meio externo um ninho ou abrigo para completar a transformação. Por isso, cerca de 95% dos carrapatos são encontrados no ambiente e apenas 5% nos hospedeiros, sejam cães, galinhas, bois, capivaras, cavalos, entre outros.

Desse modo, dedetizando o ambiente é possível interromper o ciclo de vida dos carrapatos, controlando a infestação, que pode ocorrer de forma muita rápida, já que uma única fêmea coloca milhares de ovos. Após liberar os ovos no ambiente — esse processo nunca ocorre no hospedeiro — a fêmea morre.

Quais doenças podem ser transmitidas por carrapatos?

Existem mais de 800 espécies de carrapatos e boa parte deles transmite doenças causadas por bactérias, protozoários e vírus. A maioria dessas doenças acomete apenas os animais. Outras, no entanto, podem se desenvolver também em pessoas.

A transmissão de doenças ocorre sempre da mesma forma: o micro-organismo causador fica na saliva do carrapato, entrando em contato com a corrente sanguínea do hospedeiro durante o processo de sucção do sangue.

Veja abaixo as principais doenças transmitidas por carrapatos que acometem os humanos.

Febre maculosa

Transmitida pelo carrapato-estrela, a febre maculosa é uma das doenças mais preocupantes para seres humanos, pois, têm alta letalidade. Nos centros urbanos essa espécie de carrapato parasita principalmente cavalos e capivaras, mas também pode parasitar cachorros, aumentando os riscos de transmissão para pessoas. Esse carrapato fica em áreas arborizadas e com mato, como jardins, beiras de lagoas e lagos, etc.

Doença de Lyme

Provocada por carrapatos da espécie Ixodes, a doença de Lyme é comum nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a bactéria que causa o problema pode ser transmitida pelo carrapato-estrela. Os sintomas são muito semelhantes a outras doenças, com dores musculares, dores de cabeça, fadiga e mal-estar generalizado, o que dificulta o diagnóstico. Em casos graves pode haver complicações cardiovasculares e neurológicas.

Babesiose

É uma doença rara em humanos, sendo mais letal para os cães e bovinos. É causada por um parasita que ataca os glóbulos vermelhos, reduzindo a oxigenação do sangue e provocando a destruição das hemácias.

Como é o processo de dedetização de carrapatos em Contagem?

Antes da aplicação dos produtos químicos para o controle de carrapatos, a equipe da Urbana Desentupidora e Dedetizadora avalia todo o ambiente para localizar os possíveis ninhos e verificar a espécie que está infestando o local. Algumas espécies, como o carrapato-vermelho, comum em cães e gatos, não gostam de ficar no chão, fazendo seus ninhos em lugares mais elevados, como paredes e móveis. Já o carrapato-estrela prefere locais gramados e arborizados.

Batentes e frestas de portas e janelas, rodapés, estrados de cama, canil, jardim, galpões, galinheiro e outras partes da área externa são dedetizadas para eliminar os carrapatos em seus diferentes estágios de desenvolvimento. Todos os produtos usados são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo seguros para os animais domésticos e para as pessoas.

 

Evite uma infestação de carrapatos em sua casa ou empresa. Entre hoje mesmo em contato com a Urbana e agende uma visita de nossos profissionais. Fazemos a dedetização de carrapatos em Contagem e região.

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966