Atendimento imediato:
31 3375-3966

3 hábitos que entopem pias e estragam o encanamento as

Você consegue identificar no seu cotidiano os hábitos que entopem pias? Para quem tem pouco tempo, é comum que muitos pratos e panelas se acumulem até que alguém decida lavá-los. O que pode não ser um problema, exceto se, além dos utensílios, outros materiais forem se acumulando e obstruindo a passagem da água para o encanamento.

Neste post vamos falar sobre três hábitos muito comuns que costumam gerar grandes problemas nas cozinhas, sejam domésticas ou profissionais. Para ajudá-lo a evitar transtornos e prejuízos, trazemos também algumas dicas úteis para manter a pia limpa e funcional.

Confira!

1.     Jogar borra de café no bojo da pia

Há quem diga que o cafezinho passado no coador de pano é muito melhor que o coado no filtro de papel. Seja qual for sua preferência, o que não pode é descartar a borra do café no encanamento. Antes de lavar o coador é preciso jogar os restos do pó na lixeira. A borra de café é muito espessa e com o tempo vai se acumulando nos canos, junto com o lodo natural que se forma na tubulação, restringindo a passagem da água.

Em casa esse processo pode levar alguns meses, mas em uma lanchonete, cantina de escola ou outra cozinha com maior movimento, a borra de café vai se tornar um problema em pouco tempo — exigindo uma antecipação da limpeza da caixa de gordura.

2.     Fazer da pia uma lixeira temporária

Nem todo mundo tem o hábito de ir limpando a bancada enquanto cozinha, jogando as cascas dos ovos, do alho, da cebola, dos legumes dentro da pia, para limpar depois. Sem nenhuma proteção no ralo, fazer da pia uma lixeira temporária certamente trará um grande problema. As cascas de ovos, por exemplo, se partem em pequenos pedaços, prendem-se ao encanamento e favorecem o acúmulo de outros resíduos que vão descendo pelo ralo.

Outro hábito que entope a pia é deixar embalagens plásticas e palitos de fósforos caírem no ralo. Os pedaços podem ser pequenos, mas se acumulam com o tempo — se a cozinha for industrial isso acontece em poucos dias. Logo a água não consegue ter vazão e lá está o entupimento.

3.     Descartar óleo e gordura no ralo

Esse é um daqueles hábitos que todo mundo sabe que não deve ter, mas continua sendo o principal motivo de entupimentos na rede da cozinha. Mesmo que seja apenas um fio de óleo que restou de uma fritura, não jogue na pia! De pouco em pouco esse material gorduroso se prende à tubulação e causa danos aos canos. O ideal é recolher os restos de óleos e gorduras em um recipiente com tampa e descartá-los apropriadamente.

Para as empresas que trabalham com alimentação ou que tenham refeitórios maiores, uma boa dica é fazer parceria com outras empresas que recolhem essas gorduras para reciclagem. Você se livra de problemas no encanamento e pode contar para seus clientes e funcionários sobre suas ações ambientalmente responsáveis, ganhando em valor de marca.

Dicas para evitar entupimentos na pia

Além de mudar os hábitos que entopem pias, seguir algumas dicas, mesmo as mais conhecidas, é essencial manter o encanamento livre de obstruções e problemas:

  • disponibilize uma cesta de lixo onde os clientes e funcionários possam descartar restos de alimentos e guardanapos, antes de devolver o prato;
  • tenha uma lixeira pequena perto da pia para evitar jogar partes de embalagens ou palitos de fósforo no bojo;
  • instale uma tela de proteção no ralo da pia;
  • mantenha em dia a manutenção do encanamento, sobretudo da caixa de gordura.

Com essas mudanças nos hábitos que entopem pias, esperamos que você evite muitos problemas e mantenha sua cozinha a todo vapor. Conte conosco para manter seu encanamento limpo e desobstruído. Além do desentupimento de tubulações, oferecemos todo o serviço de manutenção de caixas e colunas de gordura, redes pluviais e de esgoto e também dedetização em residências e empresas.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços e condições de atendimento. Cuidamos do seu encanamento em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966