Atendimento imediato:
31 3375-3966

Como descartar os resíduos da caixa de gordura? as

Limpeza da caixa de gordura

Os resíduos da caixa de gordura não são tóxicos, mas são poluentes. Isso significa que é preciso ter um cuidado especial na hora de fazer o descarte. Nesta parte do encanamento, como o próprio nome indica, são recolhidos restos de alimentos, óleos e material gorduroso. Se jogados diretamente no encanamento, os rejeitos da caixa de gordura podem entupir a tubulação, causando estragos não apenas na rede da cozinha, mas também de outras partes da casa ou do edifício.

O descarte na rede pública de esgoto também é proibido, pois, além de comprometer as tubulações, polui os rios, de onde é retirada a água para consumo de toda a cidade. Quem faz o descarte incorreto está sujeito a multas e processos por crime ambiental.

Então, qual é a maneira correta de descartar resíduos da caixa de gordura? É isso que vamos responder no nosso post de hoje. Continue a leitura!

Qual a importância da caixa de gordura?

A principal função da caixa de gordura é impedir que resíduos poluentes, como óleo, graxa e gordura caiam na rede coletora do sistema de esgoto de um edifício e, posteriormente da rede pública. Dessa forma, as caixas de gordura possuem sistemas de sifonamento para a retenção destes e de outros materiais sólidos que acabam descendo pelo encanamento da pia.

As caixas de gordura são usadas tanto em residências — para preservar o encanamento e evitar entupimentos — quanto em prédios comerciais. Em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos do setor alimentício elas são obrigatórias. Inclusive, a limpeza da caixa de gordura é um dos itens avaliados para manter a liberação sanitária de funcionamento.

Como é feita a limpeza de caixa de gordura?

A limpeza da caixa de gordura é feita por meio de sucção dos rejeitos, por isso, deve ser feita por uma empresa especializada. Com um caminhão acoplado, é feita a retirada de todo o material sólido, com separação dos efluentes. Esses rejeitos saem da caixa de gordura diretamente para o tanque do caminhão, sem contato com o meio externo, o que evita vazamentos e contaminações. Após o processo de limpeza, o material é levado para uma central de tratamento para descontaminação e descarte adequado.

Como descartar os resíduos da caixa de gordura?

O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto. Nunca coloque o líquido junto com o sólido, pois, pode rasgar o saco de lixo e contaminar o solo. Da mesma forma, a parte sólida não pode ser jogada na rede de esgoto, pois, além de contaminar a água entope o encanamento.

Condomínios e estabelecimentos comerciais devem sempre contratar uma desentupidora para fazer a sucção e limpeza de caixa de gordura. Devido ao grande volume de rejeitos produzidos nestes locais, não é possível descartar no lixo comum, sendo preciso que os rejeitos sejam transportados para uma central de tratamento. Além disso, os órgãos de fiscalização exigem um certificado de limpeza e manutenção periódicas, que só pode ser expedido por uma desentupidora licenciada.

Quais os problemas decorrentes do descarte incorreto?

Quando uma caixa de gordura tem capacidade menor que a necessária para coletar os resíduos produzidos ou não recebe a manutenção adequada, seu sistema de separação de resíduos fica comprometido, deixando vazar os rejeitos sólidos para a rede coletora. Essa ineficiência provoca danos ambientais, poluindo a água, o lençol freático e o solo. Esse descuido pode resultar em multas, advertências e cassação do alvará de funcionamento.

Entre os principais problemas do descarte incorreto dos rejeitos de caixa de gordura, estão ainda:

  • bloqueios nas redes de esgoto, com vazamentos e transbordamentos;
  • comprometimento das redes de tratamento público, como concentração de escuma nos decantadores, atrasando o processo de limpeza da água;
  • dificuldade de escoamento do lodo da rede sanitária;
  • menor desempenho dos processos biológicos de tratamento da água e do esgoto.

Contratando uma empresa especializada como a Urbana para fazer a limpeza de caixa de gordura em Belo Horizonte, Betim, Contagem ou Nova Lima você evita todos esses problemas, além de sanções administrativas e jurídicas dos órgãos de vigilância sanitária e ambiental.

Entre em contato conosco e peça um orçamento! Fazemos a sucção e destinação correta de resíduos da caixa de gordura com os melhores preços de Belo Horizonte e região.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966