Atendimento imediato:
31 3375-3966

Quais documentos exigir de uma desentupidora e dedetizadora? as

Folder serviços urbana

Conferir se uma empresa que presta serviços de desentupimento e dedetização tem alvará de funcionamento pode parecer óbvio, mas nem sempre os administradores, gerentes e síndicos ficam atentos às exigências legais dos órgãos de fiscalização ambiental e sanitária na hora de contratar uma desentupidora e dedetizadora. Com isso, além de se decepcionar com a qualidade do serviço prestado, a empresa ou o condomínio pode sofrer sanções, como multas e advertências, ou ainda responder por crime ambiental, no caso de indústrias que produzem resíduos contaminantes.

Neste artigo vamos falar sobre os cuidados na escolha de uma empresa de desentupimento e dedetização e explicar quais documentos exigir quando for contratar esse serviço.

Boa leitura!

Quando é necessário contratar uma empresa licenciada?

O ideal é que todos os serviços de manutenção, limpeza e desentupimento de tubulações — como a limpeza da caixa d’água, das caixas de gordura, do sistema de esgoto e do sistema pluvial — sejam feitos por uma empresa licenciada. Seja em casa, no condomínio ou na indústria. Isso garante que você terá em seu condomínio e na sua residência profissionais qualificados e bem treinados que sabem manusear resíduos contaminantes com segurança e agilidade.

Para clientes comerciais e indústrias que produzem resíduos e efluentes que precisam passar por tratamento especial, a contratação de uma empresa certificada e licenciada é indispensável. Além da corresponsabilidade pela correta retirada e destinação desses resíduos, essas empresas precisam apresentar aos fiscais sanitários e ambientais certificados que atestem que esses serviços foram executados de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação para manuseio, transporte, tratamento e descarte corretos. Esses documentos só podem ser expedidos por uma empresa que possua todas as licenças válidas.

Quais documentos exigir de uma empresa especializada em dedetização e desentupimento?

Aos menos cinco documentos devem estar em dia para evitar que sua empresa tenha problemas contratando um serviço sem licença ou com a documentação vencida.

Alvará de funcionamento e localização

Esse documento é expedido pela prefeitura e atesta que a empresa está autorizada a funcionar e prestar os serviços de limpeza de caixas d’água e reservatórios, controle de pragas, desentupimentos, limpeza de caixas de gordura e fossa com caminhão e coleta e destinação de efluentes e resíduos contaminantes industriais (classe I).

Alvará sanitário

Também expedido pelo poder municipal, esse documento é renovado anualmente e regulamenta o uso de produtos usados na dedetização (controle de pragas) e limpeza de caixas d’água e reservatórios.

Certidão de regularidade do Conselho Federal de Farmácia

Esse documento atesta que a empresa tem autorização para fazer uso de substâncias usadas nos serviços de dedetização e limpeza de caixas d’água e reservatórios, com responsabilidade e conhecimento técnico que previne usos incorretos que possam colocar em risco a saúde das pessoas que entrem em contato com esses produtos.

Certificado de regularidade do Ministério do Meio Ambiente

Expedido pelo IBAMA, esse documento atesta a autorização para a empresa fazer o transporte de cargas perigosas conforme a Lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Resolução CONAMA no 362/2005, que especifica as regras para o transporte e descarte de óleo lubrificante usado ou contaminado.

Licença ambiental estadual

Emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, autoriza o transporte de material contaminante em rodovias estaduais (efluentes de gordura, fossa e contaminantes industriais).

Capacitação dos funcionários

Além desses alvarás, certificações e licenças, há ainda normas de segurança para os profissionais que fazem a limpeza e transporte desses resíduos. Eles devem ser treinados para seguir um Protocolo Operacional Padrão, para garantir a sua segurança e das demais pessoas do ambiente.

Na Urbana mantemos toda essa documentação em dia, não apenas por uma exigência legal, mas porque temos como missão oferecer aos nossos clientes o melhor serviço, com agilidade, qualidade e sustentabilidade.

Entre em contato conosco e peça um orçamento! Oferecemos um plano anual para empresas e indústrias, para que você tenha a tranquilidade de cumprir todas as exigências da legislação com eficiência e segurança.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966