Atendimento imediato:
31 3375-3966

Como saber se é preciso desentupir a caixa de gordura? as

Caminhão para desentupir caixa de gordura

A caixa de gordura é uma parte específica do encanamento da cozinha que, como o nome sugere, tem como principal função reter o material gorduroso que desce pelos canos. Toda casa possui esse sistema e nos condomínios ele retém os resíduos de todas as unidades, sendo sua manutenção periódica indispensável para evitar serviços emergenciais para desentupir a caixa de gordura.

Em restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que vendem alimentos é preciso ter um cuidado ainda maior e chamar imediatamente uma empresa especializada em desentupimento, para desentupir a caixa de gordura e evitar prejuízos financeiros como fechamento da cozinha.

Neste post vamos esclarecer o que é o entupimento da caixa de gordura e dar algumas dicas para mantê-la funcional e sem riscos para sua casa, condomínio ou empresa.

Confira!

Caixa de gordura é o mesmo que caixa de esgoto?

Antes de falar sobre entupimentos e manutenção vamos esclarecer uma confusão muito comum: caixa de gordura e caixa de esgoto não são a mesma coisa. Ambas fazem parte do sistema de esgoto, mas têm funções muito diferentes. Na caixa de esgoto não é feita a coleta de materiais gordurosos, por ela passa todos os demais resíduos da casa — banheiros, área de serviço e áreas externas.

Já a caixa de gordura é exclusiva para a coleta de resíduos da cozinha, que são mais espessos e prejudiciais ao encanamento, podendo também causar mais poluição. Por isso, é feita a limpeza periódica para a retirada desses resíduos e correta destinação e descarte.

Desentupir ou limpar a caixa de gordura?

Apesar de ter sinais muito semelhantes, como retorno de resíduos, mau cheiro e alagamentos, nem sempre o problema em uma caixa de gordura é entupimento. Com o uso, é comum que os resíduos gordurosos se acumulem e transbordem, caso não seja feita uma limpeza periódica. O entupimento acontece quando essa sujeira chega a outras partes do encanamento, se acumulando nas paredes dos canos e obstruindo a passagem da água.

Como identificar um entupimento na caixa de gordura?

Qualquer sinal de mau funcionamento da caixa de gordura deve ser avaliado por uma empresa especializada. Em primeiro lugar é feita a limpeza da caixa de gordura, utilizando um caminhão de sucção a vácuo. Em boa parte dos casos, essa medida é suficiente para resolver o problema. Se durante o processo de limpeza for identificado que a gordura obstruiu outras partes do encanamento, é feito o desentupimento por meio do sistema de sondagem ou de hidrojateamento.

O que fazer para evitar entupimentos?

Apesar de ser feita para coletar material gorduroso, alguns cuidados com o que é descartado na pia da cozinha são essenciais. Conheça alguns cuidados básicos.

Não jogar óleo, gordura ou restos de alimentos no encanamento

A caixa de gordura serve para reter a gordura das panelas e pratos usados no preparo de alimentos. Não se deve despejar resto de óleo na pia, pois, pode ocorrer uma saturação prematura do sistema, levando a entupimentos.

Colocar telas de proteção no bojo da pia

Essa medida evita que restos de alimentos e outros objetos caiam no encanamento e causem obstruções.

Fazer a manutenção periódica

Para as casas a recomendação básica é limpar a caixa de gordura a cada 6 meses. Para os condomínios, onde há uma coleta maior, esse prazo pode ser reduzido para cada 2 ou 3 meses. Em restaurantes, lanchonetes e indústrias, a manutenção deve ser trimestral ou em menor tempo, se houver aumento do uso do sistema.

Contratar uma desentupidora para gerir a manutenção

Na Urbana Desentupimento e Dedetização oferecemos aos nossos clientes um serviço de manutenção periódica. Dessa forma, ficamos responsáveis por gerenciar os períodos adequados para a limpeza da caixa de gordura. Quando é o momento da manutenção, entramos em contato com o cliente para agendar o serviço. Atendemos em Belo Horizonte, Nova Lima, Betim, Contagem e região metropolitana.

Com esse serviço, eliminamos a quase zero a necessidade de desentupir a caixa de gordura, mantendo sua limpeza e funcionalidade. Assim, nossos clientes economizam tempo e dinheiro, além de garantir a saúde e longevidade do seu encanamento.

Entre em contato conosco e fale com nossa equipe! Estamos prontos para atender à sua demanda de limpeza, desentupimento ou manutenção da caixa de gordura!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966