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3 coisas que você deve saber sobre a limpeza da caixa d’água as

limpeza de caixa d'água

A limpeza da caixa d’água garante uma água de qualidade e livre de impurezas e microrganismos que prejudicam a saúde. Apesar de as pessoas saberem da sua importância, não é raro que esse reservatório seja negligenciado, ficando muito mais tempo que o recomendado sem uma boa manutenção periódica. Além dos riscos para a saúde, como a transmissão de doenças gastrointestinais, cólera e hepatite A — a caixa d’água suja pode causar multas e sanções ao condomínio e à empresa.

Neste post vamos listar algumas informações importantes sobre a limpeza da caixa d’água e como garantir que sua casa e sua empresa tenha água boa, sem impurezas.

Confira!

1.     Caixa d’água com mais de mil litros precisa de limpeza profissional

Caixas d´água residenciais padrão de mil litros podem ser limpas pelos próprios moradores, mas caixas com capacidade superior precisam de limpeza especializada. Isso porque, além da necessidade de equipamentos potentes, como o hidrojato, também é preciso dosar adequadamente a quantidade de produto que será usada para garantir a eliminação de bactérias, sem comprometer a segurança do uso posterior à limpeza para humanos e animais domésticos.

2.     Condomínios e prédios de serviço devem ter certificado de limpeza

Há legislações específicas que determinam a exigência de certificado de limpeza da caixa d’água dentro de um período mínimo de tempo. Em geral, o prazo é a cada 6 meses, devendo ser adiantada em casos de imprevistos ou outras necessidades. Escolas, condomínios residenciais e comerciais, hospitais, indústrias e outros estabelecimentos com reservatórios de grande porte são obrigados a seguir esse cronograma. Caso contrário, podem ser multados e sofrerem outras sanções administrativas.

Em Belo Horizonte, por exemplo, a legislação que estabelece as normas para a manutenção de reservatórios de água é a Lei nº 6673 de 4 de Julho de 1994. Há ainda, uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para regulação da limpeza da caixa d’água em aeroportos, portos e outros locais.

Para ser aceito, o certificado de manutenção periódica deve ser emitido por empresa certificada pela Anvisa para fazer a limpeza da caixa d’água e fornecer esse documento, como a Urbana Desentupimento e Dedetização.

3.     Síndicos e administradores são os responsáveis pela manutenção periódica

A responsabilidade por manter a periodicidade exigida da limpeza é dos síndicos e administradores dos condomínios residenciais e comerciais, indústrias e prédios de serviços de educação, saúde e transporte. Assim, são essas pessoas que respondem administrativamente por irregularidades quanto à qualidade da água por falta de manutenção, tampas quebradas e outras avarias que levem risco às pessoas que consomem a água desses reservatórios.

Para ajudar nessa administração, garantir o cumprimento dos prazos e, o mais importante, evitar colocar em risco a saúde das pessoas, a Urbana oferece um serviço de gerenciamento de manutenção periódica. Dessa forma, sempre que a data de uma nova limpeza da caixa d’água se aproximar, nossa equipe entra em contato com o síndico ou o administrador, para agendar o serviço.

É sempre bom lembrar que esses reservatórios precisam estar bem tampados e que as tampas devem ter excelente estado de conservação, para evitar que caiam sujeiras trazidas pelo vento. Outro risco é servirem de criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Caixas d´água destampadas podem ainda atrair insetos, roedores, pombos e outros animais que vão contaminar a água.

Cuide bem da limpeza da caixa d’água do seu condomínio, empresa, indústria ou estabelecimento de saúde e educação. Fale com a gente e agende sua manutenção!

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