Atendimento imediato:
31 3375-3966

3 técnicas para o desentupimento de tubulações as

Caminhão para limpeza de tubulações

Tubulações entupidas causam transtornos, riscos para a saúde humana e para o meio ambiente, além de inúmeros prejuízos financeiros. Seja em residências, condomínios comerciais ou na indústria, o desentupimento de tubulações deve ser feito com técnicas adequadas. Isso evita que o problema se agrave e garante sua solução com o método mais eficiente e seguro.

Hoje vamos falar de 3 técnicas para o desentupimento de tubulações: hidrojateamento, jateamento a gás e sondagem. Vamos explicar a indicação de cada uma, suas vantagens e principais usos.

Confira!

A melhor técnica para o desentupimento de tubulações

Diferentes tipos de materiais são usados na fabricação de peças de uma tubulação. Em residências e edificações comerciais, o mais comum são os canos de PVC e outros materiais plásticos. Na indústria e em instalações especializadas, como hospitais, além dos tubos plásticos por onde passam os rejeitos comuns de cozinhas e banheiros, podem ser usadas tubulações metálicas ferrosas, como diferentes tipos de aço e ferro, as não ferrosas, como cobre e alumínio; e outros não metálicos, como cimento e amianto.

Antes de escolher uma das técnicas para a limpeza ou desentupimento de uma tubulação, nossa equipe avalia o tipo do material dos canos e a natureza do que é transportado por eles — água, esgoto, gases, resíduos e efluentes industriais, etc. Após essa análise, optamos pela melhor técnica, podendo ser utilizada mais de uma para um melhor resultado.

Técnicas usadas no desentupimento de tubulações

Conheça melhor as três técnicas usadas pela Urbana para cuidar do seu encanamento.

Hidrojateamento

É o mais versátil dos três métodos de limpeza e desobstrução, sendo também o mais ecológico. Para a limpeza com hidrojateamento é utilizada apenas água em uma pressão muito elevada, o que exclui os riscos de produtos contaminantes e oxidáveis. Com essa técnica é possível empurrar para fora da tubulação qualquer material que esteja obstruindo o encanamento.

Outra vantagem do hidrojateamento é que ele é capaz de remover até sujeiras encrostadas nos canos, sem causar nenhum dano em sua estrutura. Isso aumenta a vida útil do encanamento, que fica como novo após cada procedimento.

Na Urbana usamos um caminhão acoplado de hidrojateamento de alta capacidade. Isso permite que atendamos desde residências até grandes indústrias. Todo o rejeito da limpeza é sugado diretamente para o compartimento de armazenamento do caminhão, sem qualquer contato com o meio externo, garantindo mais segurança e agilidade ao processo.

Jateamento a gás

O jateamento a gás é usado principalmente no atendimento às indústrias, especialmente no preparo de grandes tubulações para o recebimento de pintura e limpeza de agentes contaminantes. Muitos equipamentos e materiais transportados nessas tubulações são incompatíveis com água, o que impede o uso do hidrojateamento.

No jateamento a gás é utilizado gás carbônico (gelo seco) para fazer a limpeza e desentupimento das tubulações. Isso preserva a estrutura dos canos, já que essa é uma substância menos abrasiva. É também mais limpa, não agredindo o meio ambiente, já que o gás carbônico não é poluente.

Sondagem

A sondagem consiste na inserção de um longo cabo na tubulação para limpeza e desobstrução. É um processo realizado através de um equipamento elétrico, sendo indicado para tubulações com diâmetro abaixo de 200mm e com muitas curvas. Por ser feita com material flexível, é ideal para tubulações com muitas emendas, especialmente quando não se sabe ao certo onde está o entupimento.

Seja qual for a técnica escolhida para o desentupimento de tubulações, é importante que ela seja usada da maneira correta. Os resíduos retirados do encanamento devem ter a destinação adequada, especialmente os contaminantes, como esgoto e resíduos e efluentes industriais.

Há legislações específicas para o transporte e descarte de cada um desses materiais. Por isso, para evitar problemas, o melhor é contar com uma empresa especializada e certificada. Assim, você cuida da sua tubulação com mais eficiência, agilidade e sem problemas com os órgãos de fiscalização sanitária e ambiental.

Na Urbana temos todos os equipamentos necessários e a equipe mais preparada para atendê-lo, seja qual for sua necessidade em limpeza e desentupimento de tubulações. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966