Atendimento imediato:
31 3375-3966

Preciso me preocupar com dedetização no inverno? as

É possível que você já tenha percebido que no inverno vemos menos mosquitos, baratas, cupins, ratos, escorpiões, aranhas e toda a sorte de pragas urbanas. Isso significa que não precisamos nos preocupar em fazer uma dedetização no inverno. Certo? De forma alguma! Mesmo que eles estejam menos visíveis, todos esses bichinhos podem estar pela casa, no condomínio, escritório ou indústria, esperando o momento oportuno para aparecerem novamente e causar grandes transtornos, além do risco de doenças.

Neste artigo, vamos explicar por que temos a sensação de ter nos livrado dessas pragas nos dias gelados e por que fazer uma dedetização no inverno é uma excelente ideia para mantê-los fora de vista.

Boa leitura!

Por que as pragas urbanas parecem desaparecer no inverno?

A verdade é que elas não desaparecem de fato, mas entram em estado semelhante à hibernação. Em geral, o inverno é uma estação com menor oferta de alimentos, por isso, formigas e outros insetos, por exemplo, fazem estoques nas estações mais quentes para sobreviverem a essa escassez, permanecendo mais tempo em suas colônias e esconderijos, para fugirem do frio.

Outro motivo é que o sistema reprodutivo desses animais se torna mais lento nos dias frios, reduzindo o crescimento populacional. No caso dos pernilongos, como o Aedes aegypti que transmite dengue, zika, chikungunya e o vírus mayaro,  os mosquitos adultos morrem quando a temperatura chega a menos de 15ºC. Os ovos e as larvas, no entanto, são mais resistentes ao frio, por viverem em ambiente aquático, e permanecem vivos aguardando dias mais quentes para eclodir e se desenvolver.

Por que fazer uma dedetização no inverno?

A maioria das espécies tem na primavera e no verão suas melhores épocas para reprodução, por isso temos infestações e epidemias nos meses mais quentes. No entanto, as populações adultas, os ovos e larvas que vão iniciar esse novo ciclo reprodutivo permanecem escondidos durante o inverno nos mesmos lugares de sempre: rede de esgoto, frestas de portas e janelas, ralos, restos de materiais de construção, caixas d’água etc.

Dessa forma, a dedetização de inverno acaba tendo dupla função: fazer o controle das pragas que resistiram aos dias frios e evitar sua proliferação quando os dias mais quentes chegarem, prevenindo infestações.

Bares, restaurantes e demais empresas de alimentação

É importante lembrar que para o setor alimentício a obrigatoriedade da dedetização periódica é válida para todas as estações. Regulamentada pela Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a dedetização e controle de pragas nestes estabelecimentos devem ser feitas mensalmente, com registro das ações em documento expedido pela dedetizadora certificada.

Quais são as vantagens da dedetização no inverno?

Caso você ainda não tenha se convencido da importância de fazer uma dedetização no inverno, listamos algumas vantagens de agendar esse serviço nos dias frios:

  • maior eficiência — como os insetos e demais pragas tendem a permanecer em seus ninhos há menos focos a serem dedetizados, aumentando a eficiência do procedimento, que pode atingir um grande número de indivíduos de uma única vez;
  • menor risco de infestações — fazer o controle de uma população já reduzida devido às condições climáticas reduz ainda mais os riscos de uma infestação ou proliferação desenfreada quando a temperatura subir;
  • prevenção de doenças — manter um ambiente limpo e sem pragas contribui para a prevenção de doenças, como as gastrointestinais que podem resultar de contaminações provocadas por baratas e formigas; as transmitidas por mosquitos, como dengue e febre amarela; além de acidentes com aranhas, lacraias e escorpiões.

Aproveite o inverno para fazer o controle de pragas em sua casa, condomínio, empresa ou indústria.  Fazemos a dedetização em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima com agilidade e o melhor custo/benefício da região. Entre em contato e agende uma visita da nossa equipe!

Compartilhe

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966