Atendimento imediato:
31 3375-3966

5 vantagens da sucção de resíduos industriais e residenciais as

A sucção de resíduos industriais e residenciais é uma das melhores técnicas para garantir a limpeza, coleta e transporte adequados de rejeitos contaminantes, seja na indústria ou no sistema de esgoto doméstico. Além da eficiência do procedimento, o uso de caminhão acoplado garante mais segurança para as pessoas e o meio ambiente, possibilitando também uma limpeza mais ágil.

Confira abaixo algumas das principais vantagens da sucção de resíduos e efluentes.

1.     Segurança na sucção de resíduos industriais e residenciais

Segurança é sem dúvida a primeira vantagem da sucção de resíduos e efluentes. Com esse sistema é possível retirar os resíduos pastosos e líquidos sem contato manual. Dessa forma, rejeitos industriais contaminantes — como lodo de filtros, rejeitos de tanques de decantação — ou resíduos de esgoto sanitário — como lodo das fossas sépticas ou caixas de gordura — podem ser extraídos sem riscos de vazamentos ou contaminação do meio ambiente, preservando também a segurança de funcionários e clientes.

Todo o material contaminante sai do reservatório direto para o tanque do caminhão acoplado, onde será transportado adequadamente até uma estação de tratamento, aterro ou outro destino previsto na legislação ambiental.

2.     Agilidade no processo de coleta

Os cuidados com a limpeza e a manutenção de equipamentos são indispensáveis, mas não é possível deixar um maquinário parado por muito tempo sem impactos na produtividade. Assim como gera um grande transtorno ter a fossa séptica inoperante por muitas horas ou dias. Por isso, o processo de sucção de resíduos e efluentes tem como outra vantagem a agilidade com que é feito.

Com o uso do caminhão de sucção a vácuo acoplado ao sistema de hidrojateamento é possível fazer a limpeza das tubulações com um jato de água muito potente, coletando simultaneamente os efluentes e rejeitos. Dessa maneira, o tempo de execução de todo o procedimento é reduzido, liberando rapidamente o sistema de esgoto ou industrial para o uso pleno.

3.     Confiança técnica

Para fazer a sucção de fossa séptica é preciso, além dos equipamentos, uma equipe treinada e qualificada. Por isso, quando se opta por esse método de limpeza e coleta de resíduos, tem-se também a garantia de ter pessoal capacitado para executar o serviço. Na Urbana todos os nossos técnicos passam por reciclagem profissional periódica, para estarem sempre atualizados sobre a melhor prática em cada tipo de tubulação, evitando danos às estruturas ou ao maquinário.

4.     Responsabilidade ambiental

O sistema de hidrojateamento é um dos melhores para o meio ambiente, pois, utiliza apenas água em alta pressão para limpar as tubulações, sem a adição de produtos químicos. Assim, aliado à sucção a vácuo, é possível garantir um processo ambientalmente responsável e seguro.

5.     Segurança jurídica

É importante dizer, ainda, que apenas empresas certificadas e com registro atualizado no sistema de fiscalização ambiental podem fazer a sucção de resíduos e efluentes contaminantes, o transporte e destinação intermediária ou final. Esse controle também contribui para a prevenção de contaminações por meio de coleta, transporte e descarte de resíduos de forma incorreta.

Do ponto de vista legal, vale lembrar que as empresas e condomínios devem apresentar um certificado de correta destinação dos seus rejeitos. Para ter esse documento, é preciso que o serviço seja prestado por uma empresa certificada e autorizada a fazê-lo.

Se não estiver em dia com a documentação exigida, não apenas a empresa de desentupimento será responsabilizada, mas também a contratante. Quem contrata um serviço irregular pode, inclusive, responder por crime ambiental, uma vez que sem as licenças exigidas a empresa contratada não terá acesso aos locais permitidos para tratamento e descarte de resíduos e efluentes industriais e residenciais.

Quer saber mais sobre como contratar o serviço de sucção de resíduos e efluentes em Betim, Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima? Entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para esclarecer suas dúvidas e agendar o atendimento.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966