Atendimento imediato:
31 3375-3966

O que você precisa saber sobre hidrojateamento e destinação de resíduos industriais as

Tratamento de resíduo industrial

Hidrojateamento e destinação de resíduos industriais são procedimentos rotineiros em fábricas de diferentes segmentos. Isso porque o processo industrial gera um grande volume de resíduos, dos mais variados tipos. Alguns deles trazem grandes riscos para a saúde humana e para o meio ambiente, por isso, devem passar por processos específicos de limpeza, coleta e destinação.

No post de hoje vamos falar sobre a forma correta de fazer a remoção e o tratamento de resíduos industriais e por que isso é importante.

Confira!

Qual a forma correta de fazer a remoção de resíduos industriais?

As indústrias produzem resíduos que são classificados em 3 tipos, segundo a norma NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT:

  • resíduos perigosos (classe I) — são rejeitos que podem causar grandes danos para a saúde e o meio ambiente, devendo ser tratados antes do descarte. Eles podem ser inflamáveis, tóxicos, corrosivos, poluentes, entre outras características de periculosidade;
  • resíduos não inertes (classe II A) — são resíduos considerados não perigosos, apesar de serem contaminantes, como efluentes de caixa de gordura, lodo de fossas sépticas, lodo de filtros, gessos, etc.;
  • resíduos inertes (classe II B) — são materiais que não sofrem reações químicas ou físicas, nem se alteram em contato com outras substâncias, como sucatas.

O primeiro passo para fazer a coleta de resíduos industriais é separá-los corretamente, de acordo com a classe a qual pertencem. Mesmo para os resíduos não perigosos é preciso observar as regras de descarte, pois, ainda que não representem um risco imediato para a saúde, podem trazer grandes problemas ambientais e jurídicos, com multas pesadas por descarte incorreto.

Hidrojateamento e destinação de resíduos industriais Classe I e Classe II

Os resíduos perigosos devem passar por um processo cuidadoso e profissional de coleta e transporte. Na Urbana, temos uma equipe treinada e especializada na limpeza de tubulações industriais para remoção, por exemplo, de rejeitos corrosivos, como produtos químicos usados em caldeiras.

Para garantir a segurança da equipe que faz a remoção e dos funcionários da empresa contratante, o procedimento de limpeza é feito por meio de hidrojateamento, com o uso de um caminhão com sistema de sucção acoplado. Dessa forma, os funcionários não têm contato direto com o material contaminante.

A sucção de resíduos industriais permite que a coleta seja feita sem que o material contaminante tenha qualquer contato com o ambiente externo. O transporte é feito em caminhão apropriado e todo o material coletado direcionado para centros de tratamento certificados e autorizados pelas autoridades sanitárias e ambientais.

Nesses centros de tratamento, os resíduos passam por processo de desinfecção. As partes líquidas voltam para a natureza sem contaminantes e as sólidas recebem a destinação adequada, seja em aterro, incineração ou reutilização em outros processos produtivos.

Mais que representar boas práticas de gestão e cuidado com os próprios equipamentos e processos de produção, a coleta, transporte e tratamento de resíduos industriais é uma obrigação legal, prevista em leis e regulamentações federais, estaduais e municipais. A Urbana tem todas as certificações exigidas por esses órgãos para trabalhar com o hidrojateamento de resíduos industriais e também coleta e transporte de resíduos e efluentes em Betim, Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços de remoção de resíduos industriais!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966