Atendimento imediato:
31 3375-3966

3 dicas para reduzir o consumo de água no condomínio as

Reduzir o consumo de água é um dos grandes desafios de todo síndico, seja em condomínio residencial ou comercial. Além de encarecer as taxas de manutenção, gerando reclamações dos condôminos, o desperdício de água é um problema ambiental, já que esse é um recurso valioso, que pode faltar. Pequenos vazamentos difíceis de detectar são as causas mais comuns para o aumento repentino da conta de água. Alguns podem passar muito tempo despercebidos, até causarem danos maiores, como infiltrações, mofos e abatimentos de pisos e paredes.

Para ajudar os síndicos, administradores e donos de imóveis a reduzir a conta de água e evitar desperdícios, trazemos nesse artigo algumas dicas para ficar de olho no encanamento e nos hábitos de consumo dos moradores.

Confira!

1.     Fique atento aos sinais de vazamento

Para evitar o susto com o aumento repentino na conta de água, uma dica valiosa é ficar atento aos primeiros sinais de vazamento:

  • paredes manchadas, com indícios de mofo e/ou umidade;
  • estufamento do acabamento ou pedaços do reboco e da tinta se soltando com facilidade;
  • goteiras e manchas no forro;
  • reclamação de moradores sobre infiltrações e umidade em uma ou mais unidades;
  • vaso sanitário das áreas comuns “roubando” água.

Outros cuidados importantes envolvem a limpeza periódica da caixa d’água e a verificação do estado de conservação da boia e do encanamento de entrada da água.

2.     Oriente a equipe de limpeza sobre o uso racional da água

Muita água pode ser desperdiçada com a lavagem de garagem e calçada ou mesmo no aguar do jardim. Orientar as pessoas que cuidam da limpeza do condomínio sobre os cuidados para evitar os desperdícios é uma forma de o síndico controlar a conta de água. Estabelecer um cronograma para lavar as áreas comuns apenas quando realmente for necessário é uma ótima forma de economizar água. Assim como observar os dias propícios para aguar o jardim, aproveitando ao máximo os dias de chuva.

3.     Faça campanhas educativas para reduzir o consumo de água

Conscientizar os moradores sobre o uso responsável da água é outra frente de controle da conta. Nos prédios mais antigos em que não há registros de água individuais essa medida também ajuda a reduzir as reclamações sobre o valor da taxa de condomínio. As reuniões de condomínio são bons momentos para lembrar sobre o uso racional desse recurso e sugerir mudanças nos hábitos de consumo. Pode-se também lembrar os moradores de verificar se os registros estão funcionando adequadamente, se não há “roubo” de água em seus banheiros, entre outras medidas.

Na Urbana temos um plano especial de limpeza e manutenção de tubulações preventiva para condomínios. O objetivo é sermos parceiros do síndico e do administrador ajudando-os a manter a periodicidade indicada de todos os cuidados com as tubulações e também com a dedetização contra pragas urbanas. Além de realizarmos os serviços, mantemos um controle sobre as datas de execução de cada procedimento. Dessa forma, podemos enviar um alerta sempre que a data de manutenção se aproximar. Com isso, é possível agendar o atendimento e manter a eficácia da manutenção e dedetização.

Quer saber como aderir a esse plano? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966