Atendimento imediato: 31 3375-3966

Outono é tempo de prevenção contra pragas urbanas as

Formigas e controle de pragas urbanas

No Brasil as estações do ano não são tão bem demarcadas. Temos temperaturas elevadas mesmo no outono e até alguns dias mais frescos em pleno verão. Isso prolonga nossos problemas com alguns insetos e pragas, como o mosquito da dengue. Ainda assim, o outono ainda é a melhor época para fazer a prevenção contra pragas urbanas, como baratas, mosquitos, formigas, ratos, cupins, aranhas e escorpiões.  Isso porque, os dias mais amenos e a proximidade do inverno faz com que esses animais migrem em busca de lugares e abrigos mais aconchegantes para se protegerem do frio. O que representa riscos de uma infestação futura, com doenças e prejuízos financeiros.

Neste artigo vamos falar sobre como prevenir esses problemas com insetos e outras pragas, por meio de um bom planejamento de prevenção e cuidado em casa e na empresa.

Confira!

Por que o outono é um risco de infestação de pragas urbanas?

Muitas espécies de insetos buscam nessa época do ano um abrigo mais favorável para passar pela estação mais fria que se aproxima. Com cada vez menos áreas verdes, é comum que moscas, cupins, aranhas e outros insetos procurem alojamento nas construções humanas, seja em casa, no escritório ou nas áreas industriais. Quanto mais quente e seco o lugar para passar o inverno, melhor.

No frio o metabolismo desses animais desacelera, dificultando a reprodução. No entanto, quando encontram um lugar quentinho como um assoalho, rodapé, armários e prateleiras, esse mecanismo natural é menos afetado e os insetos seguem se reproduzindo, podendo aumentar em grande número mesmo nas estações mais frias.

Qual a vantagem de fazer a prevenção contra pragas urbanas no outono?

A principal vantagem é pegar esses insetos e pragas em migração, o que facilita visualizar melhor os possíveis esconderijos, antes que eles se instalem e façam ninhos. É importante lembrar que os efeitos dos produtos usados nas ações de prevenção duram por cerca de 3 meses, sendo necessária uma reaplicação no inverno, para evitar problemas na primavera — época de pico de reprodução — e no verão, quando eles saem dos esconderijos.

Além desse controle por estações, é importante que estabelecimentos que trabalham com alimentos, como restaurantes, lanchonetes, indústria alimentícia, entre outros, façam um controle periódico mais cuidadoso. Pois, além de oferecerem lugar quente para alojamento, também têm uma grande oferta de alimento para insetos e roedores, sendo alvo em qualquer época do ano. Além disso, o controle periódico é uma exigência legal, fiscalizada pelos órgãos de regulação sanitária, como a Anvisa.

O outono e o inverno são as melhores épocas para fazer o controle de cupins, por exemplo. Com a redução no ritmo de procriação, as colônias desses insetos não se espalham tão rapidamente, favorecendo a proteção das madeiras e estruturas das edificações. O efeito nas formigas é semelhante, e o controle facilitado, pois é o período em que elas voltam para as colônias para estocarem comida.

Quais as principais medidas de prevenção contra pragas urbanas?

Sem dúvida, a melhor forma de evitar problemas com pragas urbanas é fazer a prevenção periódica, contratando uma empresa especializada em dedetização e controle de insetos, roedores e outras pragas, como a Urbana. Outras medidas essenciais para evitar doenças e prejuízos financeiros quando o outono e o inverno passarem são:

  • verificar frestas entre portas, janelas, assoalhos e vão entre o telhado — especialmente os que recebem mais diretamente a luz solar, por se tornarem extremamente aconchegantes para os insetos em migração;
  • manter prateleiras, estoques, guarda-roupas e armários limpos e arejados;
  • manter calhas, canos e tubulações limpos e desobstruídos — há muita queda de folhas no outono que podem obstruir esses locais e deixá-los quentes o suficiente para os insetos fazerem morada. Sem falar que podem trazer problemas quando as chuvas voltarem;
  • manter estoques e dispensas protegidos com tampas e lacres nos potes e sacos de armazenamento.

Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a proteger sua casa e sua empresa no outono e durante todo o ano. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de dedetização e prevenção contra pragas urbanas!

Compartilhe

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966