Atendimento imediato: 31 3375-3966

Os problemas mais comuns no encanamento doméstico as

Abrir torneira, usar a descarga, o chuveiro, a pia. Fazemos isso todos os dias de forma automática. Se tudo funciona e não nos damos conta de como o sistema hidráulico e de esgoto opera é um bom sinal de que não há problemas com o encanamento doméstico. A questão é que não raro deixamos passar os primeiros sinais de que algo pode estar obstruindo ou comprometendo o fluxo de água, até que o transtorno se torne grande demais.

No artigo de hoje vamos falar sobre os principais problemas no encanamento doméstico, suas causas, como evitar e como corrigi-los.

Boa leitura!

Entupimentos e obstruções por mau uso

Esse é o principal motivo de problemas nas tubulações da pia e do banheiro de qualquer residência. Na pressa cotidiana, restos de comida e gordura vão direto para o bojo da pia criando crostas que vão tapando o cano e corroendo sua estrutura. No banheiro, os maus hábitos de jogar papel higiênico, absorventes e outros materiais usados na higiene pessoal dentro do vaso ou da pia são as razões para vazamentos. Outro descuido comum é o acúmulo de cabelos no ralo do box.

Danos por reformas descuidadas

O objetivo é deixar a casa ou o condomínio mais bonito e com aspecto de limpeza. Porém, uma reforma descuidada pode gerar inúmeros transtornos quando restos da construção não são descartados adequadamente e caem no encanamento ou na rede pluvial, como bocas de lobo e grades para escoamento da água da chuva.

Sempre que estiver fazendo uma reforma, verifique seus efeitos sobre os sistemas de escoamento de água e esgoto. Entulhos, pedaços de massa e tijolos devem ser colocados longe desses locais e protegidos da chuva, para evitar que caiam na tubulação ou tragam riscos de doenças por meio de insetos e roedores. Um canteiro de obras limpo é essencial para evitar problemas no encanamento, mesmo em reformas menores.

Tintas e outras substâncias que possam secar nos canos e provocar obstruções devem ser logo lavadas. Proteger com jornal ou lona os ralos e outras aberturas da encanação é a melhor forma de evitar esse problema.

Negligência na substituição de encanamento antigo

Apesar dos tubos, caixas de gordura, caixa d’água e demais partes que formam a tubulação terem uma vida útil bastante longa — o PVC pode durar mais de 50 anos — é preciso estar atento às necessidades de trocas. Além dos desgastes do uso diário, os descuidos com o encanamento e acidentes que quebram partes do cano podem reduzir a durabilidade das tubulações.

Falta de manutenção periódica

Algumas partes do encanamento devem passar por limpeza periódica. A recomendação é fazê-la a cada 6 meses ou menos, dependendo da intensidade do uso do sistema. É o caso da prumada e caixa de gordura, caixa d’água e fossas sépticas. É comum se esquecer dessas manutenções e ligar para uma desentupidora apenas quando a tubulação começa a apresentar problemas. Isso compromete todo o sistema e ainda pode tornar a manutenção mais cara. Afinal, ao invés de uma limpeza simples será necessária uma desobstrução mais dispendiosa, podendo até mesmo ser necessário trocar peças do encanamento ou quebrar pisos e paredes.

Como evitar problemas com o encanamento doméstico?

Boas práticas de uso, limpeza e manutenção periódicas, substituição de peças defeituosas ou muito velhas são as principais formas de proteger o encanamento e o seu bolso. Ficar atento aos primeiros sinais de desgaste, entupimento ou quebras é essencial para evitar complicações. Alguns sinais que são ignorados, mas que indicam a necessidade de uma manutenção rápida são:

  • Uma pia em que é preciso usar um desentupidor manual muitas vezes em um curto espaço de tempo;
  • retorno de água no vaso sanitário ou nos ralos;
  • demora na vazão da água da chuva na garagem e áreas externas;
  • mau cheiro nos encanamentos de pias, ralos e esgoto sanitário;
  • aparecimento de muitas baratas sem motivo aparente — a caixa de gordura pode estar muito cheia e atrair esses animais;
  • água do chuveiro ou da torneira muito turva — sinal que a caixa d’água e seus encanamentos precisam de limpeza.

Na Urbana temos os melhores equipamentos e a melhor equipe para ajudá-lo a prevenir e corrigir problemas com o encanamento doméstico. Entre em contato conosco e solicite uma visita!

Compartilhe

Rua Frei Conceição Veloso, 86 - Alto dos Pinheiros - Belo Horizonte

31 3375-3966