Atendimento imediato:
31 3375-3966

4 dicas para conservar a caixa de gordura as

Como conservar a caixa de gordura

Conservar a caixa de gordura não é algo com que as pessoas, em geral, se preocupam. Feita com materiais de grande durabilidade, como PVC ou alvenaria, essa peça passa a impressão de que vai durar para sempre.  De fato, a expectativa de vida útil do PVC chega há 50 anos, as caixas de alvenaria duram um pouco menos, pois, a água e os rejeitos retidos vão corroendo o concreto e as demais partes da estrutura.

Para aproveitar essa longevidade, no entanto, é preciso ter um cuidado rotineiro com essa peça. O uso incorreto vai abreviar muito a durabilidade da caixa de gordura, além de gerar outros transtornos, como retorno de esgoto, mau cheiro e atração de pragas, como baratas, formigas e ratos. O que pode desencadear uma série de outros problemas, como a transmissão de doenças e perdas financeiras com interdição do imóvel, especialmente no comércio ou indústria alimentícios.

Para ajudá-lo a verificar se você e seus funcionários estão cuidando bem dessa peça fundamental do encanamento, trazemos no artigo de hoje 4 dicas para conservar a caixa de gordura.

Confira!

1.     Escolha o tamanho e modelo adequados para uso

Seja para construir uma caixa de gordura ou comprar uma pronta, é preciso estar atento às exigências de tamanho e modelo de acordo com o uso que será feito do encanamento. As dimensões técnicas da caixa de gordura são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em sua norma 8160/1999, que trata sobre os sistemas prediais de esgoto sanitário.

Casas com uma cozinha podem usar uma caixa pequena ou simples, com capacidade de coleta de 18 litros de rejeitos. Para a coleta de 3 até 12 cozinhas, é preciso ter caixa dupla. Em empreendimentos com mais de 12 cozinhas ou que servem muitas refeições, como restaurantes, hospitais, escolas, fábricas, etc., a caixa deve ter dimensões especiais. Essa medida é calculada segundo o número de pessoas e volume de rejeitos em momentos de maior uso.

Escolher o tamanho inadequado vai sobrecarregar o sistema e reduzir o tempo útil da caixa de gordura. Além disso, as caixas passam por inspeção técnica, podendo ser reprovadas, atrasando a abertura do empreendimento.

2.     Proteja o ralo da pia

Um dos grandes problemas de entupimento de encanamento é o descarte incorreto de restos de alimentos e outros objetos que acabam passando pelo ralo da pia e indo parar na caixa de gordura. Para evitar esses problemas, além de bons hábitos de uso, como jogar os restos de alimentos e guardanapos no lixo, manter uma rede de proteção no ralo ajuda a impedir que caiam objetos pequenos, como colheres de café, tampinhas de garrafa, etc.

3.     Evite métodos caseiros de desentupimento

A água demora a descer, há retorno de rejeitos e logo se pensa em jogar água quente no ralo. Ou pior, usar soda cáustica para derreter o que está obstruindo o encanamento — o que derrete o cano junto, danificando a tubulação e a caixa de gordura. Além de pouco efetivo, o uso de soda cáustica é extremamente perigoso para a saúde de quem manuseia o produto.

Se há entupimentos recorrentes, o melhor é contratar uma desentupidora especializada para resolver o problema por completo e verificar se há dados com necessidade de troca de partes do encanamento. Com um serviço profissional você economiza tempo e dinheiro, pois, reduz os riscos de agravar o problema.

4.     Faça a limpeza periódica da caixa de gordura

A manutenção periódica da caixa de gordura é uma exigência legal para condomínios, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam alimentos. Além disso, manter em dia a retirada dos rejeitos, mantém a durabilidade e funcionalidade da caixa de gordura.

Para as caixas residenciais, a recomendação é fazer a limpeza a cada seis meses. Para bares, restaurantes e lanchonetes, esse período é menor, e varia de acordo com a demanda da cozinha, podendo ser feito mensalmente ou a cada trimestre, por exemplo.

Na Urbana temos um serviço especial de controle de manutenção periódica para condomínios e empresas. Com isso, entramos em contato com você sempre que chega o momento de fazer uma nova limpeza. Dessa forma, se preserva a caixa de gordura, aumentando sua durabilidade. E claro, se evita transtornos com entupimentos e mau cheiro.

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco! Fazemos a limpeza e desentupimento de caixa de gordura em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Betim.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966