O mau cheiro no banheiro é constrangedor e extremamente desagradável, porém, muito comum. Sendo o cômodo mais íntimo da casa é um espaço que todos desejam que esteja sempre limpo, mas quando há odores fortes vindos do encanamento, nem mesmo os desinfetantes podem ajudar. As causas do problema não variam muito e algumas medidas simples podem resolvê-los. Há casos, no entanto, em que será preciso contar com a ajuda de profissionais de uma empresa de desentupimento.
Neste post explicamos quais são as principais causas de mau cheiro no banheiro e listamos algumas dicas para resolver o problema, além de indicar quando é preciso chamar um profissional.
Confira!
A história do banheiro é muito interessante. Ele já foi coletivo, com banhos de tina. Já foi composto unicamente por uma cadeira sanitária, que era um penico chique. Evoluiu para as louças que conhecemos hoje — e que já tiveram inúmeras formas, cores e estilos. E hoje podem ser simples ou muito sofisticados, espaçosos ou pequenos, mas são sempre indispensáveis.
Com a consciência de que a falta de higiene e o descarte incorreto das fezes causavam doenças, o banheiro alcançou também um status de importância em saúde pública. Vários produtos sanitários foram lançados no mercado para deixar o espaço mais aconchegante e cheiroso, com cheiro e aspecto de segurança sanitária, especialmente nos banheiros públicos e empresariais. Mas todos esses esforços para tornar o banheiro mais agradável podem ser inúteis, se não houver um cuidado com o encanamento.
Em geral, o odor desagradável é sentido no vaso sanitário, na pia ou no ralo. Para cada uma dessas peças há motivos diferentes e semelhantes para o problema.
Quando o odor vem do vaso sanitário, pode indicar um desgaste no anel de vedação que faz a ligação entre a louça e o encanamento. Nesses casos, basta substituir a peça defeituosa para eliminar o retorno dos gases mau cheirosos do esgoto.
Tubos sifonados danificados são as principais razões para o mau cheiro que vem da pia do banheiro. O acúmulo de resíduos é outro motivo para o mau odor. Se o problema for de sujeira no encanamento limpá-lo é suficiente para resolver. Se houver quebras e rachaduras, o melhor é trocar o cano para evitar outros transtornos como vazamentos e alagamentos.
Ralo entupido ou com conexão direta com o esgoto quase sempre resulta em mau cheiro no banheiro. O mais indicado para esta parte da casa é usar ralos sifonados, que têm uma caixa de proteção que impede o retorno de gases fedorentos do esgoto. Ralos com fechamentos embutidos também ajudam a evitar o problema, além de barrar a entrada de insetos, como as baratas.
Veja abaixo algumas dicas para manter seu banheiro sempre bem cheiroso:
Se apesar de todos esses cuidados, o mau cheiro no banheiro persistir, é hora de contratar uma desentupidora. O entupimento pode ser mais extenso e atingir a tubulação mais profunda e só poderá ser resolvido com equipamentos especiais e equipe treinada. Não insista por muito tempo com medidas caseiras, você pode piorar o problema e danificar a tubulação da sua casa ou empresa.
Está com problemas no encanamento do banheiro? Fale conosco! Temos as melhores soluções em desentupimento de tubulações em casas, condomínios e empresas em Belo Horizonte e região metropolitana.