Atendimento imediato:
31 3375-3966

Mau cheiro no banheiro: como resolver? as

mau cheiro no banheiro

O mau cheiro no banheiro é constrangedor e extremamente desagradável, porém, muito comum. Sendo o cômodo mais íntimo da casa é um espaço que todos desejam que esteja sempre limpo, mas quando há odores fortes vindos do encanamento, nem mesmo os desinfetantes podem ajudar. As causas do problema não variam muito e algumas medidas simples podem resolvê-los. Há casos, no entanto, em que será preciso contar com a ajuda de profissionais de uma empresa de desentupimento.

Neste post explicamos quais são as principais causas de mau cheiro no banheiro e listamos algumas dicas para resolver o problema, além de indicar quando é preciso chamar um profissional.

Confira!

Uma breve história do banheiro

A história do banheiro é muito interessante. Ele já foi coletivo, com banhos de tina. Já foi composto unicamente por uma cadeira sanitária, que era um penico chique. Evoluiu para as louças que conhecemos hoje — e que já tiveram inúmeras formas, cores e estilos. E hoje podem ser simples ou muito sofisticados, espaçosos ou pequenos, mas são sempre indispensáveis.

Com a consciência de que a falta de higiene e o descarte incorreto das fezes causavam doenças, o banheiro alcançou também um status de importância em saúde pública. Vários produtos sanitários foram lançados no mercado para deixar o espaço mais aconchegante e cheiroso, com cheiro e aspecto de segurança sanitária, especialmente nos banheiros públicos e empresariais. Mas todos esses esforços para tornar o banheiro mais agradável podem ser inúteis, se não houver um cuidado com o encanamento.

Principais causas do mau cheiro no banheiro

Em geral, o odor desagradável é sentido no vaso sanitário, na pia ou no ralo. Para cada uma dessas peças há motivos diferentes e semelhantes para o problema.

Vaso sanitário

Quando o odor vem do vaso sanitário, pode indicar um desgaste no anel de vedação que faz a ligação entre a louça e o encanamento. Nesses casos, basta substituir a peça defeituosa para eliminar o retorno dos gases mau cheirosos do esgoto.

Pia

Tubos sifonados danificados são as principais razões para o mau cheiro que vem da pia do banheiro. O acúmulo de resíduos é outro motivo para o mau odor. Se o problema for de sujeira no encanamento limpá-lo é suficiente para resolver. Se houver quebras e rachaduras, o melhor é trocar o cano para evitar outros transtornos como vazamentos e alagamentos.

Ralo

Ralo entupido ou com conexão direta com o esgoto quase sempre resulta em mau cheiro no banheiro. O mais indicado para esta parte da casa é usar ralos sifonados, que têm uma caixa de proteção que impede o retorno de gases fedorentos do esgoto. Ralos com fechamentos embutidos também ajudam a evitar o problema, além de barrar a entrada de insetos, como as baratas.

Como resolver o mau cheiro no banheiro

Veja abaixo algumas dicas para manter seu banheiro sempre bem cheiroso:

  • manter o espaço limpo e ventilado para liberar os maus odores;
  • fazer uso correto do espaço, evitando jogar papel higiênico, absorventes, fio dental e outros itens usados na higiene pessoal no vaso sanitário, ralos e pia, para evitar entupimentos;
  • limpar periodicamente o ralo, retirando cabelos e sujeiras acumulados — o uso de redes de proteção mantém o ralo limpo por mais tempo;
  • ficar atento a sinais de entupimentos e desgaste do encanamento.

Se apesar de todos esses cuidados, o mau cheiro no banheiro persistir, é hora de contratar uma desentupidora. O entupimento pode ser mais extenso e atingir a tubulação mais profunda e só poderá ser resolvido com equipamentos especiais e equipe treinada. Não insista por muito tempo com medidas caseiras, você pode piorar o problema e danificar a tubulação da sua casa ou empresa.

Está com problemas no encanamento do banheiro? Fale conosco! Temos as melhores soluções em desentupimento de tubulações em casas, condomínios e empresas em Belo Horizonte e região metropolitana.

Compartilhe

Rua Jacinto 120, Oeste - Belo Horizonte. MG

31 3375-3966